As chuvas de março na Região Metropolitana de Belém (RMB) permaneceram dentro da média climatológica. Historicamente, março é o mês mais chuvoso do inverno amazônico e registrou até anteontem (30), 485,8 mm de precipitação na RMB. “A expectativa é que o acumulado de chuvas finalize o mês dentro da normalidade”, afirma o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, Adriroseo Raimundo Alves dos Santos.
Os dias com mais chuvas no mês foram registrados no dia 10, com volume de precipitação em 80,6 mm, seguido pelo nono dia de março, que somou 39,8 mm de chuvas. De acordo com Adriroseo, as chuvas foram intensificadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permaneceu posicionada sobre o Atlântico Equatorial Sul, gerando instabilidade atmosférica, além da penetração de umidade trazida pelos ventos alísios.
“A expectativa para o mês de abril é que a tendência de chuvas intensas continue no período na região, visto que este mês ainda faz parte do trimestre de maior precipitação”. A média histórica de chuvas para abril é de 465,5 mm.
Para abril, maio e junho, a previsão é de um acumulado de aproximadamente 1.100 mm de chuva, considerando que o La Niña (fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais nas partes central e leste do Pacífico Equatorial e pelas mudanças na circulação atmosférica tropical) encontra-se em fase de neutralidade.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Conforme o coordenador, as temperaturas em abril costumam variar entre uma máxima de 31,5 ºC, média de 26,5 ºC e mínima de 23,4 ºC. Para abril, maio e junho, a previsão é de temperatura média em torno de 27,5 ºC na região. “A população deve se manter atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades competentes para prevenção de possíveis impactos decorrentes das chuvas intensas”.