Imagine um estado que paga o maior salário de professores do Brasil, com a maior remuneração na média entre todas as categorias de ensino.
Esse estado existe. É o Pará que, em poucos anos, saiu de uma remuneração de 3.645 reais para mais de 8.200 reais. Na média geral, o salário chega a ser superior a 11 mil reais. Um aumento de 250%.
Toda essa valorização do professor resultou na melhoria do desempenho da rede de ensino. O Pará saiu lá do rabo da gata em educação, da 26ª colocação, para chegar à 6ª posição. Foi o maior crescimento do Brasil.
Talvez você não saiba, mas se um professor tem especialização, mestrado ou doutorado, ele pode receber uma remuneração maior. No Pará, esse percentual para o professor que melhora a sua formação subiu 4 vezes mais.
Agora você pode perguntar: e por que existem professores estão fazendo greve e muita confusão por aí? Estamos falando de um grupo restrito de profissionais que ganham uma gratificação que pode chegar a 30 mil reais de salário.
Será que está certo um grupo pequeno de professores e o sindicado do Psol quererem parar a aula de 500 mil estudantes paraenses para manter poucas pessoas recebendo mais de 30 mil reais? A valorização do professor é um fato no Pará!