O tênis, historicamente associado a grandes potências internacionais, conquistou espaço significativo no Brasil e, mais recentemente, vem ganhando o Pará.
Impulsionado por ídolos nacionais como Gustavo Kuerten e a presença de novos talentos no circuito mundial, o esporte tem atraído cada vez mais praticantes e espectadores no país.
Conteúdo Relacionado:
No Pará, essa tendência ganha força com o academias especializadas, eventos e uma comunidade cada vez mais engajada. O tênis está deixando de ser um esporte de elite para se tornar uma paixão em expansão.
Agora, o paraense Mauro Klautau, que já foi convocado para a Copa do Mundo de Tênis pela Seleção Brasileira, se tornou campeão brasileiro superando na final Marcos gomes por 7/5 5/7 10/4 na categoria 55 anos.
“Essa conquista é muito especial para mim, não só pela importância do título de campeão brasileiro, mas também porque eu estava perseguindo esse título de campeão em simples desde meados de 2022, quando comecei a jogar o circuito mundial ITF. Essa era a minha oitava final (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre 2x, Brasília 2x, La Serena, no Chile). Isso mostra que o esporte tênis não te dá nada de graça. Você tem que conquistar!”, destacou Mauro Klautau.
“Sobre o jogo, difícil! Foram três horas. O Marcos bate firme, saca forte e contra-ataca bem. No primeiro set, os dois jogadores estavam confirmando seus saques até o 5/5, quando eu quebrei, fiz 6/5 e fechei em 7/5. No segundo set, eu saí sacando e o Marcos quebrou meu serviço logo no início e fez 3/0, 4/1 e 5/2, mas eu consegui voltar para o jogo e igualei em 5/5. Ele quebrou de novo meu saque e fechou em 7/5 merecidamente. No terceiro set, a regra mandava um “super tiebreak” que vai até dez pontos. Entrei muito concentrado e preparado para não dar nenhum ponto de graça, aí eu abri 4/1, 9/4 e fechei em 10/4. Feliz pelo título e pelo jogo que apresentei”, finalizou.
Na temporada de 2023, Mauro conversou com o DOL. Na ocasião, ele se tornou o melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF), ocupando a 37ª posição na simples (individual) e 54ª em duplas.
Em Belém, Mauro é professor da MK Tennis, com uma unidade no Bairro do Reduto e outra no Marco, em Belém. A academia é uma das referências do tênis na região.