O Clube do Remo venceu a Tuna Luso por 2 a 1 em jogão no Mangueirão, na noite desta quarta-feira (2), e garantiu vaga na final do Campeonato Paraense. Os gols foram marcados por Caio Vinícius e Janderson pelo Leão e Wesley pela Águia Guerreira do Souza.
O jogo teve tempos distintos. Na 1ª etapa, o Leão foi melhor, principalmente nos 15 primeiros minutos. Depois, um confronto equilibrado. Já na segunda etapa, a Lusa foi para cima e pressionou, mas não conseguiu o empate. Produzindo pouco, o Leão acordou no fim ao explorar contra-ataques.
Na final, o Leão Azul vai enfrentar o rival Paysandu, que eliminou o Águia de Marabá pelo placar de 3 a 1, na última terça-feira (1). Já a Tuna vai disputar a Copa Grão-Pará, em busca do bicampeonato.
Primeiro Tempo:
Nos 15 primeiros minutos, o Remo dominou a partida, ditou o ritmo, trocou passes à vontade, chutou, pressionou, trabalhou bem a bola e buscava abrir o placar. Já a Tuna parecia amedrontada e não passava do meio de campo.
Um minuto depois, Jaderson não dominou passe vindo da lateral, Caio Vinícius chegou chutando de fora da área, a bola quicou e Lucão não teve tempo de reação para fazer a defesa.
Tudo parecia caminhar para uma classificação tranquila e que logo a vantagem aumentaria devido à postura das duas equipes. Entretanto, a equipe de Daniel Paulista recuou.
Não demorou muito e, aos 21 minutos, a Tuna acordou, deixou de jogar recuada, resolveu sair para jogar e viu Wesley acertar um belo chute no cantinho de Marcelo Rangel, que não teve chances de defesa.
Aos 26 minutos, Alan Rodríguez cobrou falta com maestria por cima da barreira e mandou a bola no travessão. No rebote, Pedro Rocha cabeceou por cima do gol.
O jogo estava mais equilibrado aos 30 minutos. O Leão sentiu o gol de empate e já não demonstrava mais aquele ímpeto do início. Enquanto a Águia passou a arriscar um pouco mais em busca da virada.
Aos 36 minutos, Ronaldy driblou Kadu e Janderson no mesmo lance, avançou e tocou para o Tiago Bagagem, que chutou da entrada da área e acertou o pé da trave de Marcelo Rangel.
A Tuna sofreu o castigo aos 38. Janderson aproveitou cruzamento de Alan Rodríguez e furada dupla de Bruno Miranda e Wesley para fazer o segundo do Leão, que foi para o intervalo em vantagem.
Segundo Tempo:
O técnico Ignácio Neto tirou o atacante Edgo e colocou Gabriel Furtado para dar maior mobilidade ao ataque e explorar a lentidão dos zagueiros azulinos. E a Tuna voltou agressiva para o jogo.
Com as linhas de marcação adiantadas, a Lusa forçava o Leão a errar nas saídas de bola. Aos 5 minutos, Tiago Bagagem cortou para a esquerda e chutou do meio da rua no ângulo. Marcelo Rangel fez linda defesa.
Dois minutos depois, Klaus se complicou, perdeu a bola, Tiago Bagagem recebeu de Ronaldy e bateu no canto. Bola tirou tinta da trave, assustando o Remo, que não passava do meio de campo.
Vendo o mau momento do time, Daniel Paulista tirou Ytalo e colocou Felipe Vizeu no ataque. Nada mudou e a Tuna seguiu pressionando. Tiago Bagagem e Wesley tiraram a tinta da trave.
O treinador remista voltou a mexer na equipe, colocando Adailton, Marcelinho e Pedro Castro nos lugares de Pedro Rocha, Kadu e Dodô. Aos 33, o centroavante partiu em contra-ataque e acertou o travessão.
Com os minutos finais chegando, o jogo foi ficando cada vez mais tempo e lá e cá. Nas últimas forças, a Tuna era valente e superava o cansaço para atacar. Já o Remo se defendia e tentava encaixar algum contragolpe.
Mesmo lutando até o último suor e com as substituições, a Tuna não conseguiu arrancar o empate e viu o Leão se classificar à final do Parazão 2025 com o placar de 2 a 1.