Em uma ação inédita no cenário esportivo paraense, a Federação Paraense de Futebol (FPF), o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) se unem para levar vacinação ao Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O momento escolhido não poderia ser mais simbólico: o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense, entre Remo e Paysandu, o clássico RE x PA — considerado o mais disputado do mundo.
Com o objetivo de ampliar o acesso à imunização e sensibilizar o público sobre a importância das vacinas, a campanha “Zé Gotinha entra em campo pela saúde no Mangueirão” vai oferecer, a partir das 18h, doses de Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral e Difteria e Tétano (dT) para os torcedores que chegarem ao estádio. A expectativa é vacinar parte dos mais de 40 mil presentes em uma das partidas mais emblemáticas do calendário esportivo local.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Veja como garantir gratuidades ao clássico Remo x Paysandu
- RE X PA 777: Confira detalhes e saiba onde assistir a final
- Re x Pa 777: Capacidade do Mangueirão será de 45 mil lugares
- Mudanças climáticas: Re-Pa inova com Central da COP
- Veja como pegar um trânsito tranquilo para ver Remo e Paysandu no Mangueirão
As equipes da SESMA estarão posicionadas nos dois lados do campo, com profissionais capacitados para realizar o acolhimento e a aplicação das vacinas. A operação contará ainda com a participação do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, e com o apoio técnico do Ministério da Saúde, em uma abordagem lúdica e educativa voltada especialmente às famílias e crianças.
A FORÇA DO RE X PA COM CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL
O Presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, destaca: “Unir futebol e saúde pública é uma forma inteligente e sensível de alcançar mais pessoas. O Mangueirão estará cheio, pulsando paixão, e essa energia também pode salvar vidas com algo tão simples quanto a vacina. O futebol tem esse poder de mobilização. Quando colocamos essa força a serviço de causas coletivas, todos ganham. A FPF tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa e abrir as portas do nosso maior palco para a saúde entrar em campo”.
Essa e outras ações fazem com que a decisão do Campeonato Paraense tenha ainda mais visibilidade no cenário esportivo no qual mobiliza ainda mais as duas principais torcidas na Região Norte do País. Paysandu e Clube do Remo irão se enfrentar às 21h, no Estádio Mangueirão pelo confronto de ida na decisão estadual. A partida de volta irá acontecer no domingo (11), às 17h, onde será conhecido o campeão da temporada de 2025.