25 C
Belém
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Descrição da imagem

Presidente da Simineral fala sobre energia e mineração em 2025

Date:

Descrição da imagem

As mudanças nas cadeias globais dentro do cenário do processo de descarbonização da economia dominaram as discussões do setor mineral em 2024. Em 2025 não será diferente, a transição energética continuará como o grande impulsor da demanda por minerais. O presidente do Simineral e CEO da Nosky Hydro, Anderson Baranov fala sobre esse processo de transição energética além dos caminhos da mineração ao longo de 2025.

Segundo o presidente, “para este ano, são esperados o lançamento de uma política mineral específica para os minerais para a transição energética, a exemplo das terras raras, lítio, grafite e a publicação da Portaria MME com a regulamentação do Decreto 11.964/2024”, iniciou. Baranov destacou ainda que a mineração responsável pode ser uma força motriz para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da Amazônia e, por isso, ser referência em inovação e sustentabilidade é um grande objetivo dentro do setor mineral.

Para o executivo, “os investimentos em descarbonização trazem qualificações para atender ao mercado, que exige um produto cada vez mais limpo. Mas a nossa preocupação não é só ambiental, é também social. As iniciativas precisam mostrar para a sociedade, especialmente em ano de COP30, o compromisso da indústria’ com o meio ambiente”.
Quando o assunto é transição energética, Baranov foi enfático. “O Brasil tem todas as condições de liderar o processo de transição energética, por dispor de várias formas de energia limpa em sua matriz. Já somos um dos países mais sustentáveis na produção de energia e nossa média de uso de energia limpa, sobretudo a hidrelétrica, solar e eólica, supera em larga escala o consumo mundial, que ainda é muito focado no uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão”, explicou.

Entre as ações práticas para uma mineração mais sustentável, Baranov falou sobre tecnologias como o Taillings Dry Backfill, na Mineração Paragominas, e o investimento para a mudança de matriz energética da Alunorte. Esta, ele destaca, será a principal entrega de descarbonização de uma empresa privada na COP 30, em Belém.

O post Presidente da Simineral fala sobre energia e mineração em 2025 apareceu primeiro em RBA NA COP.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem