29 C
Belém
terça-feira, novembro 26, 2024
Descrição da imagem

Pará envia equipe de busca e salvamento ao Rio Grande do Sul

Date:

Descrição da imagem

Os últimos dias têm sido de atenção e sofrimento ao povo do Rio Grande do Sul em razão das chuvas e grandes alagamentos que atingem várias cidades. Neste momento toda ajuda é bem vinda e o Pará também contribui.

Uma equipe com cinco especialistas do Grupamento de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), viajará por designação do governo do Estado, no início da tarde desta sexta-feira (3), para levar ajuda civil-militar à população do Rio Grande do Sul, afetada, desde a última segunda (29), por chuvas extremas e enchentes.



O governador Helder Barbalho participou, na sede da corporação, da apresentação da comitiva, que viaja no início desta tarde rumo à cidade de Porto Alegre.

“É o momento de todos os brasileiros darem as mãos e colaborar com o Rio Grande do Sul, que vive o maior desastre ambiental da sua história. Todos nós devemos ter solidariedade, empatia e colaborar com os irmãos brasileiros que vivem esta tragédia. Nossa tropa especializada está indo somar nas ações de resgate para salvar vidas, que é o foco deste momento”, ressalta Helder Barbalho.



Quer mais notícias sobre o Pará?Acesse nosso canal no WhatsApp

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Jayme Benjó, explica que essa é somente a primeira equipe enviada e outros profissionais podem ser deslocados nos próximos dias. A atuação integrada é dialogada junto ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e ao gabinete de crise no Rio Grande do Sul.



“Nossa equipe está sendo encaminhada para que possamos ajudar, neste primeiro momento, com atuação em embarcações e aeronaves, porque ainda chove muito no Rio Grande do Sul. Os militares possuem cursos específicos voltados para a resposta a desastres, especialmente de enchentes e inundações. Eles atuam no nosso estado e estão prontos para prestar serviço em todo o Brasil”, destaca o comandante-geral. Os cães treinados para resgate do Corpo de Bombeiros do Pará podem ser enviados ao sul, de acordo com a demanda do Estado.



MILITARES ESPECIALIZADOS 

A equipe, que é composta pelo major Aluiz Rodrigues, sargentos Nelson Monteiro, Shanto Brito, Gabriel Oliveira e cabo Edson Barbosa, tem cursos em salvamento terrestre, busca e resgate em estruturas colapsadas, resgate em corredeiras, curso em atendimento pré-hospitalar, cursos em áreas fins e já possui experiência em ocorrências dessa natureza.



“O nosso grupamento vai representando o Estado para realizar buscas em áreas isoladas, porque as chuvas continuam torrenciais no Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma geografia diferente, já participaram de formações fora do Estado e temos experiência em ‘águas rápidas’, que são condições que enfrentaremos nessa missão. Devemos ser deslocados para locais de maior gravidade, com a maior quantidade de pessoas desaparecidas e atuar no resgate daquelas que se encontram isoladas. Vamos prestar o nosso serviço com a maior eficiência e eficácia que podemos oferecer”, pontua Major Aluiz Rodrigues. O planejamento inicial é que a equipe atue na área por uma semana, prazo que pode ser estendido, após futura reavaliação do cenário.



DESASTRE NATURAL 

Especialistas estimam que mais de 30 pessoas morreram, cerca de 60 estão desaparecidas e quase 15 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o início das chuvas até esta sexta-feira (3).

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem