Muitos paraenses aproveitaram o feriadão da Semana Santa em 2024 para viajar, se divertir, visitar novos locais, viver novas experiências e outras atividades. No entanto, algumas pessoas não souberam aproveitar direito os dias de folga e acabaram entrando para uma estatística negativa da segurança pública do Pará.
A Polícia Civil do Pará (PCPA) divulgou nesta segunda-feira (1º) o balanço das ações realizadas durante o feriado prolongado da Semana Santa. Segundo o órgão, foram registrados 219 boletins de ocorrências, 70 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 28 prisões foram efetuadas em todo o estado.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Polícia reforça ações preventivas nas praias de SalinópolisVídeo: PM agride homem em frente a hospital de Juruti
Durante o feriado foram realizadas ações de enfrentamento aos crimes previstos no Código Penal e demais leis; fiscalização em estabelecimentos de diversão pública, como bares, casas de festas, restaurantes entre outros, além de combater a incidência de poluição sonora, perturbação do sossego público e alcoolemia.
Equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA) com apoio da Coordenadora de Operações e Recurso Especial (CORE) estiveram na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, e em Salinópolis, no nordeste paraense. 65 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e 20 proprietários foram intimados para regularização ou adequação. Nas mesmas ações, 41 locais e 48 veículos foram fiscalizados por suspeita de poluição sonora.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Em Benevides, duas pessoas foram presas após flagrante de embriaguez ao volante. Já em Salinas, seis pessoas foram autuadas pelo mesmo crime, pagaram fiança e vão responder o processo em liberdade.
O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, parabenizou o empenho e dedicação dos servidores que integraram o reforço. “Quero parabenizar a todos os envolvidos na Operação Semana Santa pelo trabalho excepcional realizado durante o final de semana. Graças ao empenho e dedicação de nossas equipes, conseguimos garantir a segurança e tranquilidade dos cidadãos durante esse período tão importante. Este resultado positivo é fruto do comprometimento de cada um de vocês com a missão de proteger e servir à população”, reconheceu o gestor.
PREVENÇÃO
Equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, reforçaram os serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual), para que mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou nas relações íntimas de afeto registrem ocorrências sem precisar ir à delegacia.
“De forma itinerante percorremos os distritos de Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro e outras regiões do Pará, informando à população os serviços ofertados na plataforma, onde oferecemos suporte às vítimas de violência de gênero e solicitação de medidas protetivas de urgência, conseguindo ainda atender ocorrências registradas não somente na região metropolitana, mas também em outras regiões do Estado”, destacou a delegada Monique Castro, que integrou o reforço.
Neste ano, foram contemplados com reforço policial as delegacias dos municípios de Abaetetuba, Bragança, Cametá, Marapanim, Marudá, distrito de Mosqueiro e Outeiro, município de Santa Bárbara, na Grande Belém, Salinópolis, Vila Dos Cabanos e regiões de Ponta De Pedras, Salvaterra e Soure, no Marajó.