Após mais de um ano afastado dos gramados devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, o atleta brasileiro Neymar Junior fez seu retorno ao futebol. Ele entrou nos minutos finais da partida entre Al Hilal e Al Ain, válida pela Liga dos Campeões da AFC, na última segunda-feira, dia 21 de outubro.
Com o retorno do atacante e a proximidade da próxima convocação do técnico Dorival Júnior para a rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, as dúvidas sobre a reintegração de Neymar ao elenco da seleção brasileira se intensificam. A próxima Data FIFA ocorrerá entre os dias 11 e 19 de novembro deste ano, com dois compromissos do Brasil: contra a Venezuela no dia 14/11 e contra o Uruguai no dia 19/11. A convocação deve ser anunciada no dia 1º de novembro. O time de Dorival Jr vai fazer treinamentos em Belém antes do jogo na Vnezuela. Neymar deve voltar a visitar a capital paraense mais uma vez.
Segundo as declarações mais recentes de Dorival Júnior, Neymar está sendo monitorado e continua nos planos da seleção, que o deseja “totalmente zerado”, ou seja, em perfeita forma física, conforme afirmou o treinador em uma entrevista em setembro. “Vamos aguardar, temos paciência, não tem importância se ele não puder voltar em outubro, novembro ou só em fevereiro. Ele tem que estar confiante, atuando e, principalmente, totalmente zerado em relação a essa lesão”, disse Dorival.
É importante lembrar que a lesão que afastou Neymar dos campos por mais de um ano ocorreu durante uma partida pela seleção brasileira em outubro de 2023, quando a equipe era comandada por Fernando Diniz, justamente no momento em que o jogador tentava recuperar sua forma física.
Quer ler mais notícias de Esporte? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Antes da primeira partida do Brasil na próxima Data FIFA, Neymar poderá ter participado de, no máximo, duas partidas pelo Al Hilal, que tem compromissos pela Liga dos Campeões da AFC e pela Copa do Rei Saudita. Vale destacar que o jogador não está inscrito no Campeonato Saudita.
Agora, resta saber se o pouco tempo de jogo será suficiente para convencer Dorival a convocar Neymar para os dois últimos jogos da seleção em 2024 ou se o treinador optará por uma abordagem mais cautelosa, aguardando os próximos duelos, que ocorrerão apenas em março de 2025.
Após os confrontos de novembro, a seleção brasileira tem agendadas partidas para março de 2025, nos dias 20 e 25, contra Colômbia e Argentina, respectivamente, que são as duas melhores colocadas nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação na tabela, empatado em pontos com o Uruguai.