30 C
Belém
segunda-feira, dezembro 2, 2024
Descrição da imagem

Moradores de Outeiro celebram Nossa Senhora da Conceição

Date:

Descrição da imagem

A procissão da padroeira do distrito foi realizada neste domingo (1º) pelas ruas da ilha até a igreja matriz. Mesmo sob sol forte, os devotos fizeram questão de expressão sua fé e gratidão à santa

Neste domingo (01), os moradores do Distrito de Outeiro se reuniram para celebrar a 71ª edição do Círio em homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do distrito. A procissão ocorre sempre no primeiro domingo de dezembro.

Leia mais:

A celebração começou com uma missa matinal na paróquia São José Esposo de Maria, às 7h, presidida pelo pároco Padre Anderson. Após a missa, mesmo sob o intenso calor, os devotos seguiram em procissão, caminhando pelas ruas da ilha rumo à Igreja Matriz.

Padre Anderson, comenta que o tema deste ano, “Maria ensina-nos a virtude da oração”, representa a vivência do Ano da Oração, que foi declarado pelo Papa Francisco, incentivando os fiéis a se inspirarem no exemplo de Maria. “O tema escolhido pela Comissão da Festa foi Maria ensina-nos a virtude da oração em comunhão com toda a igreja. Desejamos rogar à Nossa Senhora que nos ensine a nos dedicarmos mais a Deus, a vivermos em total comunhão com Ele, e isso é possível através da vida de oração”, explicou.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Além disso, ele expressou sua imensa felicidade por estar à frente da paróquia pela primeira vez. “É uma alegria imensa para mim participar pela primeira vez do Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A primeira vez que estou à frente desta paróquia, e também é minha estreia à frente dessa festa. Considero de grande relevância estar ao lado do povo de Deus, que é a padroeira da Ilha”, destacou.

Ao longo do trajeto, entre cânticos e orações, diversas famílias homenagearam a Santa. Uma das participantes foi Maria Elza, de 85 anos, que montou um altar especial em frente à sua residência. “Fiz uma cirurgia recentemente e não consegui participar este ano. Por isso, preparei essa humilde homenagem. Meu desejo era estar caminhando ao lado da Berlinda. Só posso expressar minha gratidão por mais um ano de vida e pela minha recuperação”, afirmou.

Maria das Graças, 65, decidiu honrar sua promessa. Ela levou consigo uma grande imagem da padroeira. Ela relata que enfrentou sérios problemas de saúde que a levaram até a usar cadeira de rodas. “Estive muito mal, cheguei a depender de cadeira de rodas. Mas, por conta da nossa padroeira, consegui me recuperar, concluí meu tratamento e hoje estou aqui cumprindo minha promessa. Sinto apenas gratidão por Nossa Senhora da Imaculada Conceição”, disse.

Já Maria do Ó, com seus 86 anos, estava ao lado de suas duas filhas: Maria Antônia, de 58, que trabalha como doméstica, e Maria Andréia, 42, que é dona de casa. Muito emocionada na companhia das filhas, ela compartilhou: “Todos os anos, nós estamos juntas. Só tenho a agradecer por mais este ano junto das minhas filhas e contribuindo para a paróquia. É uma sensação que não se consegue descrever, é algo que só se sente”.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem