26 C
Belém
quarta-feira, abril 23, 2025
Descrição da imagem

Investimentos ajudam Hemopa a salvar vidas

Date:

Descrição da imagem

A assistente social Hanáh Dias sempre teve o hábito de doar sangue, inspirada pelo exemplo do pai, que desde pequena via participando de campanhas de doação. Mas, em 2021, ela viveu uma experiência que a fez enxergar ainda mais a importância desse ato de solidariedade. Durante uma gravidez ectópica, uma condição em que o embrião se desenvolve fora do útero, Hanáh sofreu complicações e precisou de uma transfusão de emergência.

“Eu já era doadora e nunca imaginei que um dia estaria do outro lado, precisando receber. Mas quando aconteceu, eu pensei: e se não houvesse sangue disponível? Quem doa não sabe para quem vai, mas, para quem recebe, significa muito”, conta Hanáh.

Hanáh organiza caravanas de doadores, incentivando amigos, familiares e colegas de trabalho a participarem ativamente das campanhas. “Tem gente que tem vontade de doar, mas não sabe como ou nunca teve o incentivo certo. Quando organizamos uma caravana, o processo fica mais fácil, e a pessoa sente que está fazendo parte de algo maior. Cada bolsa de sangue representa uma nova chance para alguém”, destaca.

O impacto dessas iniciativas vai além da doação pontual. Muitos dos participantes das caravanas organizadas por Hanáh tornam-se doadores frequentes, contribuindo para manter os estoques do Hemopa sempre abastecidos.

Mobilização

Histórias como a de Hanáh mostram o impacto real da doação de sangue, e é por isso que a Fundação Hemopa, vinculada ao Governo do Pará, tem intensificado ações para fortalecer a captação de doadores e modernizar a rede de hemoterapia. Com campanhas regulares e a ampliação da estrutura de atendimento, a instituição reforça a importância de manter os estoques abastecidos para atender a população.

A Hemorrede Pública Estadual tem registrado um aumento significativo no número de doadores, resultado de investimentos do Governo do Pará e da intensificação das campanhas de conscientização. De acordo com o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a ampliação da estrutura e das estratégias de mobilização são fundamentais para garantir a segurança do estoque.

“O Governo do Estado, por meio do Hemopa, tem ampliado a doação de sangue no Pará com novas unidades de coleta, como a implantação do posto no Shopping Metrópole, e com o aumento do número de cadeiras de coleta em diversas unidades, tanto na Região Metropolitana quanto nos hemonúcleos do interior do Estado. Essa é uma das estratégias de fortalecimento da hemorrede”, destaca o gestor.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Investimentos

Em 2024, a Fundação Hemopa realizou investimentos para aprimorar os serviços de hemoterapia e hematologia no Estado. Foram inauguradas agências transfusionais nos municípios de Ourilândia do Norte, Bragança, Portel, Salinópolis e Santana do Araguaia, em Belém com a AT do Hospital Beneficente Portuguesa, além de uma nova unidade de coleta no Castanheira, ampliando a cobertura hemoterápica e facilitando o acesso dos pacientes aos serviços de transfusão.

Além da expansão física, o Hemopa investiu na modernização dos equipamentos, adquirindo centrífugas, geladeiras de armazenamento e novas cadeiras de coleta, proporcionando maior eficiência operacional e conforto aos doadores. Essas melhorias fazem parte de um esforço contínuo para modernizar os processos e garantir a segurança e qualidade na coleta e no processamento do sangue, fortalecendo ainda mais a atuação do Governo do Estado no setor da saúde.

E mais…

Evento especial

Neste sábado, 8 de março, em alusão ao Dia da Mulher, o Hemopa realizará um evento especial para incentivar a doação de sangue. A ação contará com atrações musicais, serviços de estética, feira de empreendedorismo, sorteios e entrega da camisa da campanha para quem doar sangue.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem