31 C
Belém
quarta-feira, outubro 9, 2024
Descrição da imagem

Hipismo: cavaleiro fere animal e Brasil é eliminado em Paris

Date:

Descrição da imagem

A equipe brasileira foi eliminada após inspeção veterinária encontrar sangue no cavalo Nimrod de Muze, montado por Pedro Veniss, repetindo desclassificação ocorrida na Rio-2016.

O Brasil foi eliminado da competição de salto por equipes no hipismo nas Olimpíadas de Paris 2024, encerrando suas esperanças de medalha na modalidade. A desclassificação ocorreu após o cavalo Nimrod de Muze, montado por Pedro Veniss, ser encontrado com resquícios de sangue na pele durante uma inspeção veterinária realizada após a prova de classificação.

CONTEÚDO RELACIONADO

Caio Bonfim conquista prata histórica na marcha atléticaCalderano vai à semi e fica a uma vitória de medalha no tênis de mesaEUA vence, vai ao mata-mata e “ajuda” Brasil no basquete

Este incidente marca a segunda vez nas últimas três edições das Olimpíadas em que o Brasil é desclassificado por uma razão semelhante. Na Rio-2016, Stephan Barcha, que também está na equipe em Paris, foi desclassificado por ferir seu cavalo com a espora.

Quer saber mais notícias das Olimpíadas? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Durante a prova de classificação, Veniss completou o percurso sem penalidades, mas imagens obtidas pela reportagem mostram o cavaleiro inclinando-se e passando a mão na barriga do cavalo, onde a espora faz contato, possivelmente tentando esconder eventuais lesões. Contudo, a inspeção veterinária, que é filmada, revelou a presença de sangue na luva do veterinário ao tocar a área lesionada.

Por conta do regulamento da competição, que não permite o descarte de resultados, a equipe brasileira foi automaticamente eliminada da disputa, já que todos os três conjuntos têm seus tempos computados para a classificação.

CONVOCAÇÃO POLÊMICO

As expectativas para o hipismo brasileiro eram altas, com uma equipe composta por Rodrigo Pessoa, Stephan de Freitas Barcha e Pedro Veniss. A convocação de Veniss foi alvo de críticas, especialmente porque ele competiu diretamente com Luciana Diniz, amazona que já havia defendido Portugal, foi finalista em Tóquio, e teve papel crucial na classificação do Brasil para as Olimpíadas de Paris.

Apesar da eliminação no salto por equipes, o Brasil ainda pode participar das eliminatórias individuais na próxima segunda-feira (5). As finais individuais acontecerão na terça-feira (6), com os 30 melhores conjuntos retornando para a disputa com notas zeradas.

Pedro Veniss possui em seu currículo medalhas de ouro no salto por equipes nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2019, além de um bronze em 2023.

VEJA MAIS:

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem