O rugido das águas ecoa pela floresta e o céu se curva diante do espetáculo natural. Todos os anos, São Domingos do Capim se transforma no epicentro do surfe na Amazônia, atraindo atletas e turistas para a desafiadora pororoca do Rio Capim. Neste sábado (29), o Festival Surf na Pororoca teve uma presença especial: o governador Helder Barbalho, que, a bordo de um jet ski, experimentou a força das ondas que fazem do evento um marco no esporte e na cultura local.
Reunindo atletas nacionais e internacionais, o festival é um dos principais eventos do surfe de pororoca, modalidade que exige técnica e coragem para encarar as ondas formadas pelo encontro das águas do rio com o mar. “O evento oferece atividades culturais e educativas, que abordam a preservação do meio ambiente e a valorização das comunidades locais”, destacou Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Belém receberá a 1ª edição da Meia Maratona da Amazônia
- Águia pega Paysandu nas semifinais após bater Bragantino
- Paysandu elimina o CAP e avança sonhando com o 51º Parazão
Além da competição esportiva, São Domingos do Capim também será palco de um festival gastronômico e cultural, com apresentações de carimbó, danças folclóricas e shows de artistas regionais. No cardápio, pratos típicos como maniçoba, tacacá e peixe assado prometem atrair o público e valorizar a rica culinária paraense.
Quer mais notícias de esportes? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
A edição deste ano reforça a preocupação com a sustentabilidade, investindo em trilhas ecológicas, passeios de barco pelo Rio Capim e iniciativas que aproximam os visitantes da biodiversidade amazônica. Guias capacitados estarão à disposição para proporcionar uma experiência segura e enriquecedora.
CRESCIMENTO DO TURISMO NO PARÁ
Vinda de Moju, a visitante Deisy Reis fez questão de presenciar o fenômeno de perto. “Eu vi na televisão, mas a experiência tem que ser ao vivo, porque o nosso Pará é único em relação às nossas comidas, aos nossos fenômenos. É muito interessante a gente ver o crescimento do turismo no Pará”, celebrou.
Realizado desde 2001, o Festival da Pororoca é um dos principais eventos do calendário esportivo do Pará. Para 2025, a programação promete ainda mais atrações, incluindo apresentações de aparelhagens, torneios de futebol de areia, natação, triathlon, canoagem e até o Pororoca Fight, competição de boxe ao ar livre.
ESPORTE, CULTURA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A proposta da Prefeitura de São Domingos do Capim é conectar esporte, cultura e preservação ambiental, ampliando o olhar sobre a pororoca dentro do contexto das mudanças climáticas. O tema ganha ainda mais relevância neste momento, já que Belém será a sede da COP 30, conferência mundial sobre o clima, em novembro. Com isso, o fenômeno natural e sua adaptação às transformações ambientais se tornam um símbolo da relação entre a Amazônia e o mundo.
VEJA O VÍDEO:
VEJA MAIS: