A produção de quadrinhos por artistas amazônidas está em alta, conquistando espaço e respeito com narrativas que refletem a potência e os mistérios da floresta. Uma antologia de histórias em quadrinhos que capta a relação mágica entre a Amazônia e suas guardiãs. Criada pelo “Serendi”, coletivo de artistas, “Eterno” fala sobre as lendas ancestrais e à relação entre mulheres e natureza na cultura amazônica.
Lançada com o apoio da Lei de Incentivo Cultural Paulo Gustavo do Pará, “Eterno” apresenta cinco histórias distintas, cada uma protagonizada por mulheres guardiãs da samaúma, a imponente “mãe das árvores” que vigia a floresta e seus segredos. As histórias foram escritas e ilustradas por: Francy Botelho, Marina Pantoja, Lívia e Louise Guimarães, e Julia Lustosa, cada uma trazendo seu traço, sua voz, seu ritmo para o enredo. Juntas, elas abordam temas como a preservação ambiental, a espiritualidade e as lendas amazônicas, entrelaçando o passado e o presente em uma tapeçaria visual vibrante e inspiradora.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- O que acontece nos bastidores de um mangá?
- Fênix #02: uma viagem através do tempo e espaço
- Death Note: thriller psicológico em edição premium
O lançamento oficial acontece hoje dia 7 de novembro de 2024, às 18h30, na Livraria Travessia, em Belém, onde as artistas estarão para trocar ideias com os fãs e autografar exemplares. E para quem estiver em São Paulo, não perca a chance de garantir sua cópia na CCXP 2024, no Artist’s Valley, de 5 a 8 de dezembro.
Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Com “Eterno”, o coletivo Serendi vai além de um trabalho visual: elas criam uma experiência sensorial, carregada de identidade e alma, que não só amplia a presença de mulheres quadrinistas amazônidas no mercado nacional, como reforça a resistência e o poder criativo da cultura local.