O projeto “Batidas Tipográficas”, da designer paraense Beatriz Melém, surge como uma proposta inovadora e culturalmente relevante, celebrando a Amazônia através da tipografia e do design.
Única representante do Norte do Brasil no Prêmio Brasileiro de Design 2024, Beatriz leva a identidade amazônica para o centro de uma produção visual sofisticada e autêntica, que traduz em formas gráficas as batidas e a essência da cultura local.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Manoel Cordeiro celebra 69 anos com música da Amazônia
- Fecant é reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará
O projeto surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por Beatriz, o qual foi produzido com o intuito de evidenciar a importância da tipografia vernacular do tecnobrega como parte das expressões culturais do Pará.
Em “Batidas Tipográficas”, a artista explora texturas, paletas de cores naturais e composições tipográficas que refletem a biodiversidade, as lendas e as tradições da região, criando uma ponte entre a arte contemporânea e o legado cultural amazônico.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A jovem é servidora do Estado do Pará e graduada em Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). A partir do seu talento, Beatriz Melém construiu uma carreira pautada na valorização das raízes regionais, sempre trazendo uma visão única sobre a Amazônia em seus trabalhos.
Entre os destaques do projeto “Batidas Tipográficas”, pode-se citar:
- Representatividade Regional: Beatriz Melém é a única designer do Norte no concurso, colocando a cultura amazônica em destaque.
- Inovação e Identidade: O projeto explora a simbologia da Amazônia em uma estética moderna e visualmente impactante, conectando diferentes gerações a uma nova visão sobre a identidade amazônica.
- Conexão com a Educação: Além de seu valor artístico, “Batidas Tipográficas” também é uma ferramenta para incentivar discussões sobre cultura e design nas escolas e universidades.
VOTAÇÃO POPULAR
O Prêmio Brasileiro de Design 2024 está com votação popular aberta. Para deixar seu voto no “Batidas Tipográficas”, acesse aqui!