A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) esteve presente na reunião ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos recursos pesqueiros demersais das Regiões Norte e Nordeste (CPG Demersais), ocorrida nos dias 27 e 28, em Belém, para tratar sobre o ordenamento da Pesca de Peixes Demersais que vivem em águas profundas, como camarão rosa, pargo, bagres e outros.
Com relação ao camarão marinho da região Norte, o Comitê Técnico Científico do CPG Demersais, encaminhou a proposta de suspensão do defeso do camarão de 15 de dezembro a 15 de fevereiro, até que se apresentem novos indicadores para avaliar o melhor período. Outra proposta é a implantação efetiva do uso dos dispositivos de exclusão BRDs (Bycatch Reduction Devices) que são modificações tecnológicas nas redes de pesca para reduzir a captura incidental de espécies não-alvo. A última proposta é emitir atestado de boas práticas e sustentabilidade na pesca.
Com relação aos grandes bagres migradores, como a piramutaba, a dourada e o filhote, o engenheiro e especialista em gestão de pesca e aquicultura da Sedap, Ediano Sandes, destaca que foi apresentado um projeto que está em andamento, financiado pelo Ministério da Pesca e coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
“O projeto vai fazer a avaliação de estoque, o rastreamento da migração dessa espécie, a dinâmica populacional e a fase de maturação reprodutiva. A expectativa é que ao final desse projeto se tenha elementos para propor uma medida de ordenamento mais efetiva para a manutenção desse estoque, a nível sustentável da atividade”, explica o engenheiro.
Preparativos para a Plenária Regional – Esta reunião do CPG Demersais faz parte de uma série de encontros com o objetivo de levantar informações para subsidiar a plenária regional de construção do Plano Nacional de Pesca Artesanal. Em junho foi realizada a reunião do CPG Bacias Hidrográficas do Norte e em julho foi realizada a reunião do CPG Pelágicos.
De acordo com o coordenador de Pesca da Sedap, Salomão Guimarães, a Sedap, como integrante do CPG Norte (Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia) está prestando apoio na realização dos encontros. “A Sedap está participando ativamente das discussões a respeito das políticas da pesca, através desses fóruns de diálogo, sendo parceira e disponibilizando informações e infraestrutura para realização dos mesmos”, reforça Salomão.
Com informações da Agência Pará
O post Comitê apresenta ações sustentáveis para a pesca de águas profundas apareceu primeiro em RBA NA COP.