30 C
Belém
sexta-feira, fevereiro 28, 2025
Descrição da imagem

Carnaval: veja os golpes mais perigosos e como evitá-los

Date:

Descrição da imagem

As aglomerações dos blocos de Carnaval podem ser um prato cheio para golpistas, de olho principalmente nos cartões de crédito ou débito. Além do furto de celulares nesse tipo de evento, o chamado golpe da maquininha é um ponto de atenção para a Federação Brasileira de Bancos.

Segundo a entidade, os criminosos têm se disfarçado de vendedores e, após o cliente digitar a senha em uma compra, trocam o cartão real por um similar. Em poder do cartão da vítima e da senha, o estrago costuma ser grande. A Febraban aconselha que os clientes desabilitem o pagamento por aproximação neste tipo de evento, pois com essa possibilidade é ainda mais fácil roubar o dinheiro da conta, já que a senha nem sempre é exigida.

Eudes Mendonça, especialista em redes de computadores e professor de segurança digital, explica que os vendedores também devem ter muito cuidado com as maquininhas, pois existem criminosos que trocam os aparelhos. “A pessoa que está fazendo de forma ilícita, entra em um estabelecimento e coloca, troca, pega a maquininha real, a maquininha verdadeira e troca por uma máquina dele. Então, automaticamente, todas as compras vão cair em uma outra conta”, explica.

Conteúdos relacionados:

Para o cliente, Mendonça diz que o ideal é o uso do celular com cuidado, já que o aparelho tem autenticação de dois fatores no pagamento por aproximação. “Quando uso o celular, eu tenho que ter a duplicidade da facial para poder ativar o cartão e isso eu acho bem mais vantajoso em relação a só o cartão físico, porque eu tenho um processo da minha face liberar o uso. E na verdade o que eu tenho é o meu cartão de crédito lá só que de forma virtual”, finaliza.

ORIENTAÇÕES

A Febraban orienta que em caso de problemas, a vítima entre imediatamente em contato com o banco e faça os procedimentos de segurança solicitados pela empresa. É importante em caso de roubo, furto ou golpes, entrar em contato também com a Polícia Civil pelo disque denúncia, no número 181 ou WhatsApp (91) 98115-9181. Outra dica que pode ser adotada no momento dos blocos é procurar a Polícia Militar caso você se sinta ameaçado ou perceba algum tipo de movimentação suspeita.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

AGÊNCIA GOV

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), elaborou um conjunto de orientações para garantir que a folia seja segura e livre de transtornos. No setor da alimentação as dicas são as seguintes:

Alimentação e consumo: exija transparência nos preços

Bares, restaurantes e ambulantes devem seguir as normas de precificação e qualidade dos produtos em qualquer época do ano. Os consumidores devem:

  •  Exigir cardápio com preços visíveis antes de realizar pedidos;
  •  Ficar atentos a cobranças indevidas, como taxas extras não informadas previamente;
  • Denunciar produtos vencidos, mal armazenados ou sem indicação de procedência.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem