Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realizará a 22a edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, o SBPJor 2024. O evento será realizado na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. É a primeira vez que o encontro nacional será realizado em um estado da região Norte, marcando o debate sobre os mais diversos assuntos e realidades do trabalho jornalístico na Amazônia.
Com o tema “Jornalismo e territórios: fluxos, hegemonias e resistências”, o SBPJor é o maior evento que congrega pesquisadores da área de jornalismo no Brasil. O encontro reúne cientistas das mais diferentes frentes de atuação e campos acadêmicos do Jornalismo, em diferentes estágios de formação, no intuito de promover uma múltipla reflexão sobre os problemas emergentes da profissão.
Leia mais:
- Ampla convida Grupo RBA para premiação de jornalismo
- UFPA sedia encontro nacional de pesquisadores em jornalismo
O evento está alinhado à natureza extensa, diversa e desafiadora da região amazônica, além das relações hegemônicas tão presentes no nosso território. O tema conversa diretamente com a história dos povos amazônicos, fluxos migratórios, formação da região, a necessidade por desenvolvimento sustentável e as dinâmicas das práticas jornalística e científica dos profissionais que aqui produzem conhecimento qualificado, segundo Ana Lúcia Prado, jornalista e professora adjunta da Faculdade de Comunicação da UFPA.
“O jornalismo é responsável pelo registro e a mediação entre os fatos e acontecimentos da história de um povo. Em 2025, vamos ter a COP-30 e estamos vivenciando as tragédias das mudanças climáticas e a Amazônia é peça central nesse debate. O jornalismo é o mediador entre os fatos, sendo crucial no meio desse debate para auxiliar a formar opinião. Nesse momento o que não falta é fonte de informação sem credibilidade, espalhando notícias falsas. Precisamos de um jornalismo sério e comprometido com a realidade para combater o negacionismo da ciência e da informação”, afirma a pesquisadora.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O encontro contará com a presença dos melhores e maiores pesquisadores na área jornalística. O destaque fica para a conferência de abertura, realizada pelo professor Jesús Arroyave, do Departamento de Comunicação Social e Jornalismo da Universidad del Norte, na Colômbia. Em paralelo ao evento principal, voltado a professores, graduandos e pós-graduados, é realizado também o 14° Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, o JPJor 2024, espaço de apresentação das pesquisas de graduados e estudantes de graduação.
“É uma forma de incentivar os jovens pesquisadores, os estudantes de Iniciação Científica a apresentarem suas pesquisas que estão no início ou ainda não concluídas. Dessa forma, estimulamos o interesse na pesquisa em jornalismo ainda na graduação para que a gente forme novos pesquisadores, com interesse na ciência, no conhecimento e na investigação. Eles estarão no congresso junto com a bibliografia, os autores que eles estudaram e estão presente nas pesquisas e isso é muito importante para a ciência”, finaliza a doutora em Ciência da Informação, professora Ana Lúcia Prado.
SERVIÇO
- l 22° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2024) e 14° Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor 2024)
- Hoje, 5 de novembro, ocorre o pré-evento com palestras e debates com temas sobre o combate a desinformação, ameaça ao meio ambiente, desafios do jornalismo na Amazônia e demais temáticas. O evento ocorre de 8h20 às 17h20, no auditório H2, aberto ao público em geral.
- Dias: 6 a 8 de novembro
- Local: Universidade Federal do Pará – campus Guamá
- Inscrição e programação: https://sbpjor-2024-belem.webnode.page/