Congresso
Marcado pelo êxito de suas palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, atividades culturais e minicursos, o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental chegou ao fim neste domingo (17), em Belém. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Chicão (MDB). Os congressos da Abrasme se consolidaram como o maior evento do campo da reforma psiquiátrica no Brasil, reunindo milhares de participantes anualmente em mesas-redondas, conferências, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências.
Congresso II
O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Defesa das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDH/Alepa), representou a Alepa no congresso e destacou a importância da Abrasme, como grande precursora da reforma psiquiátrica no Brasil. Durante o evento, o parlamentar agradeceu o apoio do Poder Legislativo ao evento. “Quando a Alepa soube do tema deste congresso, ‘Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade’, que buscou abordar os desafios atuais da saúde mental, ampliando a noção de bem-estar para além da ausência de sintomas e das práticas de cuidado da rede de atenção psicossocial, o presidente Chicão nos deu apoio total desde o início. É bom saber que concluímos esse trabalho com excelência, deixando um legado para a sociedade paraense”, afirmou.
Educação
Nesta quinta-feira, dia 21, ocorreu uma sessão especial, proposta pelo deputado Dirceu Ten Caten (PT), que discutiu sobre o funcionamento do Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Octávio Pereira” – CEEJA/Belém. O evento ocorreu no auditório João Batista. O CEEJA é mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação- Seduc/PA. É autorizado a funcionar com EJA, Ensino Personalizado e Etapas por meio da Resolução nº 089 de 07 de março de 2012 do Conselho Estadual de Educação – CEE/PA. CEEJA/Belém teve seu âmbito de ação ampliado com a Resolução nº 293 de 13 de setembro de 2016 do CEE/PA que autorizou a certificar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).
Enfermagem
Ontem (21), ocorreu sessão especial alusiva aos 80 anos do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – UEPA, proposta pelo deputado Ronie Silva (MDB), no auditório João Batista. Atualmente, o curso conta com 1.046 alunos em 13 municípios. Em Belém, 426 estudantes estão matriculados no Campus IV – a Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Mais 300 alunos estudam nos campi de Altamira, Conceição do Araguaia, Tucuruí e Santarém.
Audiência
Nesta sexta-feira (22), o deputado Dr. Wanderlan (MDB) presidirá audiência pública, no auditório João Batista, a partir das 9h. O evento discutirá sobre as providências com relação ao descumprimento do atendimento multiprofissional às crianças e adolescentes neurodivergentes. Em tempo, podem ser considerados neurodivergentes pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia, Síndrome de Tourette.