25 C
Belém
quarta-feira, fevereiro 12, 2025
Descrição da imagem

Abertura de MEIs cresce no Pará impulsionada pela COP 30 em Belém

Date:

Descrição da imagem

O Estado do Pará registrou um aumento significativo na abertura de Microempreendedores Individuais (MEIs) e outras empresas em janeiro de 2025, refletindo um aquecimento na economia local motivado pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém.

Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), em janeiro de 2023 foram registrados 6.991 novos negócios, enquanto em janeiro de 2025 esse número saltou para 11.743, o que representa um aumento de 68%.

Atualmente, o Pará possui 650.296 empresas ativas, das quais 331.190 são de microempreendedores individuais. Houve ainda redução no fechamento de empresas. Nos primeiros meses do ano passado, 2.295 empresas encerraram suas atividades, enquanto em janeiro de 2025 foram fechadas 1.924.

Destaques – Belém lidera o ranking de novos negócios, com 2.975 empresas abertas, seguida por Ananindeua (1.188), Santarém (674) e Parauapebas (653). Os segmentos que mais se destacaram com a inserção de novos microempreendedores foram: vestuário, estética (cabeleireiro) e manicure), promoção de vendas, lanchonetes, bares, restaurantes e serviços domésticos.

Para o presidente da Jucepa, Filipe Meireles, os números refletem os esforços do Governo do Pará, por meio da Junta Comercial, para facilitar o ambiente de negócios. “O aumento na abertura de empresas é resultado dos investimentos e incentivos do governo do Estado, aliados aos avanços tecnológicos da Jucepa, que têm dado mais celeridade aos processos. Nosso objetivo é tornar o Pará um estado ainda mais atrativo para novos negócios, especialmente com a visibilidade global que a COP 30 trará”, informou.

Serviços

A Jucepa investe em tecnologia e inovação para facilitar a vida dos empresários, tornando o ambiente de negócios mais acessível e eficiente. Entre os serviços oferecidos, dois se destacam como ferramentas estratégicas para os empreendedores: Listagem Empresarial e Carteira do Empresário.

A Listagem Empresarial permite a consulta detalhada sobre as empresas registradas no Estado. Com essa ferramenta, empreendedores podem acessar informações, como razão social, CNPJ, porte da empresa e segmento de atuação. Esse serviço é essencial para quem deseja abrir um novo negócio, pois possibilita uma análise do mercado, identificando concorrentes e avaliando oportunidades em diferentes setores e municípios do Pará. Além disso, a Listagem pode ser utilizada por investidores, fornecedores e demais agentes do mercado para mapear potenciais parcerias e clientes.

Já a Carteira do Empresário funciona como um documento de identidade para quem está registrado na Jucepa. Com ela, o empreendedor tem uma identificação oficial, que pode ser utilizada em diversas situações comerciais, facilitando o reconhecimento no mercado.

O documento é especialmente útil para empresários que precisam comprovar sua atividade empresarial em negociações, contratos ou até mesmo para obtenção de crédito em instituições financeiras. A Carteira reforça a legitimidade do empreendedor e valoriza sua atuação formal no mercado.

Com esses serviços, a Jucepa não apenas agiliza processos, mas contribui para a profissionalização e o fortalecimento do setor empresarial no Pará, criando um ambiente mais seguro e propício ao crescimento econômico e às oportunidades geradas pela COP 30. A expectativa é que o número de novos negócios continue crescendo nos próximos meses, impulsionando a economia, incluindo a geração de empregos.

Formalização – Uma das vantagens ao se tornar MEI é que o trabalhador autônomo passa a ter um registro formal no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Dessa forma, o empresário se legaliza e passa a ter direitos.

Para ser um MEI é preciso cumprir requisitos, como registrar faturamento anual de até R$ 81 mil, ter no máximo um empregado e não ser sócio ou titular de outra empresa.

Com informações da Agência Pará

O post Abertura de MEIs cresce no Pará impulsionada pela COP 30 em Belém apareceu primeiro em RBA NA COP.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem