Os quadrinhos são uma forma de contar histórias, ensinar e exercitar o poder da escrita aliada com desenhos. Além disso, também ajudam na inclusão.
O Anfiteatro Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, em Belém, será palco de mais um lançamento especial do autor paraense Lucas Quaresma, no dia 17 deste mês, um sábado, das 16h às 19h.
Quaresma apresentará sua mais recente obra, “Democracia”, uma história em quadrinho que convida crianças e adultos a refletirem sobre respeito, participação e cidadania por meio da arte.
O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão do Espaço São José Liberto (ESJL).
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Turma da Mônica repudia reproduções por meio de IA
- Editora aposta em histórias autorais de HQs no Pará
Lucas Quaresma, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), se dedica à criação de ilustrações e histórias infantis para promover a conscientização sobre inclusão social através da arte e educação. Com um traço lúdico e divertido, “Democracia” explora a forma de pensar de diversas personalidades e reforça a importância da convergência de ações para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
O evento contará com uma sessão de autógrafos e a participação especial de Ester Sá, que encantará o público com a contação de histórias, incluindo a narrativa envolvente de “Onde mora a Dona Democracia”.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Lucas Quaresma tem uma trajetória pela arte e inclusão social
Lucas Quaresma, hoje, com 31 anos, iniciou sua jornada artística aos 4 anos de idade, quando começou a fazer seus primeiros desenhos. Com o incentivo e apoio dos pais e familiares, ele nunca parou de criar e, ao longo dos anos, consolidou a paixão pela ilustração. Agora, Lucas celebra o lançamento de sua 16ª história em quadrinhos, além de dois livros ilustrados e publicados, e reafirma seu compromisso com a arte e a inclusão social.
A mãe de Lucas, Eliane Quaresma, relembra os desafios enfrentados desde o diagnóstico de autismo clássico, recebido ainda nos primeiros anos de vida. “Naquela época, era muito difícil obter informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acessar locais onde crianças pudessem receber tratamentos adequados, garantindo a qualidade de vida que mereciam e explorando suas potencialidades. Foi um período de grande angústia para a família, que precisou buscar informações e tratamentos fora de Belém”, compartilha.
“Desde pequeno, Lucas já demonstrava um entusiasmo incomum pelos desenhos animados. Com apenas 10 meses de idade, ele assistia atentamente às animações do início ao fim, sem se distrair com outros sons ou atividades—ainda mais impressionante considerando sua faixa etária. Esse fascínio pela arte visual se transformou em uma ferramenta poderosa para sua expressão, aprendizado e sensibilização social”, disse Eliane.
Serviço:
O Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, é uma referência cultural, turística do patrimônio arquitetônico de Belém. O local abriga o Jardim da Liberdade, a cela Memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais e a Capela. A visitação ao São José é gratuita, e aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e, aos domingos e feriados, das 10h às 14h.