A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deve lançar o edital do Carnaval de 2025 até a próxima semana. A publicação será a primeira etapa oficial dos preparativos para a maior festa popular da cidade, com desfiles e concursos das escolas de samba do Grupo Especial, escolas dos 1º e 2º grupos, blocos de Belém e de distritos como Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro.
Anderson Reis, diretor do Departamento de Ações Culturais (Deac) da Fumbel, destacou que a nova gestão, liderada pelo prefeito Igor Normando, busca facilitar o acesso das agremiações às informações do edital, que incluirá regras, prazos de inscrição, valores das subvenções e outros procedimentos previstos na legislação de incentivo à cultura.
Conteúdo relacionado:
- Pré-carnaval 2025: confira agenda de evento em Belém
- Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, morre aos 64 anos
- Confira os circuitos da folia de pré-Carnaval 2025 em Belém
“A orientação da secretária Cilene Sabino é garantir transparência, menos burocracia e apoio total às agremiações”, afirmou Anderson Reis, após a última reunião da semana com representantes de grupos carnavalescos de Belém e dos distritos.
Reuniões com representantes das escolas e blocos
Durante a semana, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu encontros com escolas e blocos para levantar informações sobre suas necessidades e demandas para o Carnaval de 2025. Na quarta-feira (15), a conversa foi com representantes das escolas do Grupo Especial, organizadas na Liga Escolas de Samba Associadas (ESA), Liga Paraense de Associações Carnavalescas (Lipac) e Liga Independente dos Blocos de Belém (Libel). Na quinta (16), foi a vez dos blocos e escolas de Outeiro e Icoaraci, e na sexta (17), os blocos de Cotijuba e as escolas de Mosqueiro participaram das discussões.
Durante os encontros, Anderson Reis apresentou a equipe responsável pelas ações preparativas e orientou as agremiações a organizarem sua documentação básica para evitar atrasos. Ele também informou que os valores das subvenções estão em análise pelo departamento jurídico, mas reafirmou o compromisso de realizar um grande Carnaval.
Quer mais notícias de cultura? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Perspectivas e demandas
Representantes das agremiações manifestaram expectativas de apoio e recursos para fortalecer o Carnaval nos distritos. Catarina Santos, presidente da Liga Beneficente, Recreativa e Cultural de Cotijuba, destacou as dificuldades enfrentadas em edições anteriores e espera que a nova gestão traga melhorias.
Lauro Pantoja, presidente da Universidade do Samba Piratas da Ilha, pediu valorização do Carnaval de Mosqueiro, incluindo o retorno do tradicional concurso de escolas de samba. Já Maria Inês Raiol, presidente da Escola de Samba Pele Vermelha, solicitou incentivo financeiro e ressaltou o potencial de resgate da relevância cultural do Carnaval no distrito, que já foi um dos maiores do Brasil.
A Escola de Samba Estação Primeira de Maracajá, também de Mosqueiro, poderá voltar a desfilar em 2025, reacendendo a disputa oficial de escolas no distrito, que está paralisada há anos. “Será um sonho”, afirmou Paulo Sena, presidente da agremiação.
A Universidade do Samba Piratas da Ilha celebrará seu jubileu de ouro em 2025, marcando 50 anos de história e tradição no Carnaval de Mosqueiro, com expectativa de um evento marcante para a comunidade local.