32.8 C
Belém
terça-feira, novembro 19, 2024
Descrição da imagem

Miss Brasil Beleza Negra abre inscrições e traz novidades

Date:

Descrição da imagem

Com objetivo de criar oportunidades no mundo da beleza e promover a representatividade para jovens e mulheres negras brasileiras, estão abertas as inscrições para o Miss Brasil Beleza Negra 2025, que deve ser realizado no próximo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2025, em São Paulo. O certame tem como plataforma, entre outros objetivos, o combate ao racismo e a valorização da cultura negra brasileira.

“Já trabalho com concursos de beleza há mais de 10 anos, conheço o mercado, sou uma mulher negra e já realizava um concurso estadual no Pará, voltado para meninas negras. Mas esse desejo se tornou maior agora que moro em São Paulo. Então, resolvi fazer esse concurso a nível nacional para proporcionar oportunidades para meninas negras, já que muitas delas não se sentem confortáveis em outros concursos ou são excluídas de várias oportunidades, então buscaremos a valorização da nossa beleza negra no concurso”, explica a promoter Élida Ferreira, coordenadora do concurso nacional.

VEJA TAMBÉM

Ainda de acordo com a coordenadora, as plataformas do concurso serão voltadas para valorização da cultura negra e combate ao racismo. Além disso, o certame vai criar oportunidades às mulheres negras que desejem ingressar no mundo da moda e concursos de beleza. “Por meio do concurso nacional, vamos dar visibilidade a essas mulheres de diversos Estados e acompanhá-las em relação às oportunidades que virão”, explica Élida, ressaltando que a data da realização do certame também é uma celebração da cultura negra. “Escolhemos o Dia da Consciência Negra para reafirmar nossa identidade e nossa cultura”, completa ela.

Representatividade

A atual Miss Brasil Beleza Negra é a modelo baiana Carol Amaral, de 29 anos. Dona de muita representatividade, em junho de 2023, ao concorrer a um concurso de beleza, em São Paulo, ela foi alvo de ataques racistas, após conquistar o segundo lugar.

Carol conta que o trabalho no mundo da moda gera, mesmo que velado, situações de racismo, mas que a situação ocorrida no concurso de beleza paulistano foi algo que passou dos limites. Na época, ela lamentou todo o ocorrido e acionou os meios legais para lidar com os ataques racistas nas redes sociais. Pelo Instagram, a miss compartilhou um vídeo com um compilado dos comentários, que falavam desde a aparência física da modelo até a suposta despreparação dela para disputar o concurso.

“Foi um episódio lamentável, mas quero mostrar que sou mais do que isso. É inaceitável que em pleno século 21 ainda tenhamos que conviver com pessoas que te odeiam gratuitamente devido a cor da sua pele, devido ao seu cabelo, e até mesmo o modo que você se veste. O racismo ainda é uma doença na sociedade e precisamos combatê-lo, educar as pessoas, e promover um letramento de raça”, observa Carol.

A atual Miss Brasil Beleza Negra foi coroada pela coordenadora nacional do concurso, Élida Ferreira, para carregar o título em 2024, não só pela sua representatividade, mas também por se posicionar contra o racismo desde sempre, o que a levou a ser uma mulher forte e com um propósito na sociedade. Com o título nacional, a ideia da miss é empoderar jovens e mulheres negras brasileiras, contextualizando toda a luta do movimento negro até os dias atuais.

“Quando recebi o convite para me tornar a primeira Miss Brasil Beleza Negra me senti muito feliz e honrada, já que por meio da plataforma do concurso, vou promover diversas atividades que combatam o racismo, o preconceito. Mas além disso, também vou poder empoderar outras jovens, mulheres negras como eu que já passaram por diversas situações racistas, seja no mundo da moda, seja no trabalho, ou em outros espaços onde nós deveríamos ser respeitadas sempre”, completa ela.

Carol Amaral começou a carreira de modelo aos 10 anos e foi auxiliar de farmácia aos 15 anos, para ajudar a família. Aos 17 anos, foi eleita Miss Pérola Negra, depois virou dançarina e rainha do carnaval aos 19 anos. Em 2017 resolveu tentar carreira em São Paulo, e se tornou bailarina e repórter do Faustão, ainda na TV Globo, onde conquistou novas experiências na carreira artística.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp

“O Faustão foi um dos grandes responsáveis pelo meu empoderamento, pois ele me pegou na mão e me fez acreditar no meu potencial, me deu espaço no programa, onde além de bailarina, fui repórter também. Costumo dizer que existe uma Carol antes e depois do Faustão, e isto é uma história que desejo que todos saibam, independente de onde eu esteja. Como o Faustão sempre diz: – gratidão é coisa séria, meu. Acredito que devemos estar sempre perto de pessoas que despertam o nosso melhor. Que tenhamos mais Faustos Silva na vida das pessoas, porque ele não só fez diferença na minha vida, mas na vida de milhares de pessoas também”, finaliza Carol. Hoje, ela se divide entre a carreira de comunicadora, modelo e digital influencer, em São Paulo, onde realiza diversos trabalhos comerciais para marcas nacionais e internacionais.

Concurso

As mulheres negras que desejam seguir os mesmos passos de Carol já podem se preparar para o Miss Brasil Beleza Negra 2025, que vem com muitas novidades e oportunidades. O concurso tem previsão para ser realizado no dia 20 de Novembro de 2025, em São Paulo, no Dia da Consciência Negra, data alusiva e que celebra a luta do movimento negro brasileiro. Podem participar do concurso, jovens e mulheres solteiras de todo o Brasil, com idades entre 15 e 35 anos, que podem se inscrever pelo Instagram do concurso ou receber mais informações com a equipe: @missbrasilbelezanegra

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem