Há 25 anos, o festival Rock 13 transforma a bucólica Mosqueiro, distrito de Belém, em ponto de encontro de fãs do punk, do metal e do hardcore. O evento será realizado no próximo sábado, 13 de julho, no Espaço Cultural Empata’s, localizado na Praia do Bispo.
Com a apresentação de nove bandas, a programação é gratuita e terá início a partir das 14 horas. Produzida de forma independente, a edição deste ano conta com o fomento cultural da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura/Governo Federal.
Quer mais notícias sobre Música? Acesse nosso canal no WhatsApp
O festival se inspirou no Dia do Rock, celebrado mundialmente em 13 de julho. Além de levar o rock no nome, o Rock 13 também se propõe a democratizar o gênero musical e suas vertentes na capital paraense.
“É um espaço crítico, de reflexão. Aberto para bandas autorais que estejam produzindo, pensando a realidade”, afirma Daniel Tavares do Espaço Cultural Empata´s, um realizadores do projeto em parceria com a produtora Jambum.
Comemorando um quarto de século, o festival também foca no futuro. Os planos são expandir mais e mais a cadeia produtiva artística, promovendo o contato, a vivência e a troca de experiências entre bandas e produtores. Além de incentivar a formação de uma nova geração de público.
“Já foi muito forte esse cenário de rock em Belém. Existem muitas bandas, mais do que a gente imagina, porque muitas bandas começaram a aparecer. Então, fazer esse festival de uma forma que tenha um mínimo de verba para a possibilidade da existência dele é muito importante para a gente. Já são 24 anos, e enfim conseguimos fomentá-lo de uma maneira que nos possibilita dar dignidade às bandas de rock autoral”, conta Joanna Denholm, da produtora Jambum. Conheça as bandas que irão tocar este ano:
Briga de Bar
O Briga de Bar foi formado em 2012, com a intenção de ser um projeto temporário, mas ganhou popularidade na cena underground de Belém, lançando duas demos subsequentes e abrindo para a banda Onslaught em 2017. Recentemente, lançaram o lyric video “Guerra Ideológica” com uma nova formação. A banda inclui Devyson Martes nos vocais, João Franklin no baixo, Vitor Hugo na bateria e Lucas Farias na guitarra.
Morfina Punk
A banda Morfina Punk, formada em 2005 em Ananindeua, caracteriza-se por um punk rock com influências de hardcore melódico, grunge e rock alternativo, e letras politicamente engajadas contra o fascismo do estado. Eles lançaram três álbuns completos e um single ao longo dos anos, destacando-se “Brasil Terceiro Mundo” (2006) e “Sábado Breu” (2022).
THC (Tocando Hardcore Cabuloso)
Fundada em 2016, a banda mistura punk hardcore com influências de hip hop. Já se apresentaram no Facada Fest em 2019 e 2023, além do Fábrikaos e do Rock na Chuva na praça Waldemar Henrique. Em 2024, lançaram o lyric video de “O Meu Dinheiro Não Vale Nada”.
Babyloyds
Com mais de 30 anos de história, a Babyloyds emergiu da cena punk rock de Belém nos anos 80. A banda continua ativa e relevante, preparando um novo álbum para 2024, mantendo viva a essência do punk rock em suas composições.
Sistema Nervoso
Formada em 1997, a banda tem um estilo punk rock hardcore com letras de protesto social e político. A banda gravou dois EPs, “Tempos de Violência” (2018) e “Infinito Pesadelo” (2022).
Lambada Hit Combo
O duo paraense, formado em 2016, apresenta um show energético com referências à cultura local. Seu estilo único, o Death Brega, cativa o público com performances vibrantes e inusitadas.
Esquartejamento
Desde 2017, a banda de gore death metal old school é conhecida por sua sonoridade pesada e visceral. A Esquartejamento lançou uma demo e está compondo para o novo disco.
Contraponto
Com 16 anos de estrada, a Contraponto é uma banda de crust punk rápido e politizada formada por Paulin (vocais e guitarra), Laura (baixo) e Lipe (bateria). Tem três álbuns lançados: “Só a luta muda a vida” (2016), “Pagando o pato” (2018) e “Sentimentos modernos” (2022).
Soulmetal
Formada em 2015, a Soulmetal é uma banda de heavy metal clássica, com influência de grandes nomes do gênero como Accept, Metal Church, Helloween, Iron Maiden e Judas Priest. Em 2023, lançaram o primeiro EP, chamado de “The Darkside’s Forever” (2023), que teve boa repercussão, saindo em uma coletânea chilena.
Serviço:
O Festival Rock 13 será realizado neste sábado, 13, a partir das 14 horas, no Espaço Cultural Empata’s, localizado na Praia do Bispo, com a apresentação das bandas: Briga de Bar, Morfina Punk, Esquartejamento, Lambada Hit Combo, Sistema Nervoso, THC, Babyloyds, Contraponto e Soul Metal. A entrada é gratuita.
Para mais informações, podem acessar as redes sociais: @rock13empatas, no Instagram.