Antes de um papel ganhar vida nas telas, diretores e roteiristas costumam imaginar os atores que melhor se encaixam nos personagens, seja em filmes, séries ou novelas. Com o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, não foi diferente. Embora Fernanda Torres tenha brilhado como Eunice Paiva, papel que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama em 2025, ela não era a primeira escolha do cineasta.
Inicialmente, Walter Salles convidou Mariana Lima, de 52 anos, para o papel principal. Mariana chegou a mergulhar no processo de preparação, mas precisou abandonar o projeto devido a problemas pessoais e de saúde, agravados pelo divórcio do ator Enrique Diaz, com quem foi casada por 25 anos.
Em entrevista ao jornal O Globo, em dezembro, Mariana revelou os bastidores de sua saída. “Cheguei a ver fotos e estudar um pouquinho o papel. Mas aí veio esse meu processo pessoal. Walter percebeu que eu não ia conseguir e, de fato, eu não estava em condições”, afirmou. Sobre o filme, que ainda não conseguiu assistir, a atriz comentou: “Sei que vai mexer comigo. Mas vou assistir. Estou muito feliz com o sucesso do filme. Tenho a sensação de que não era para ser. O Walter me disse: ‘A gente ainda vai fazer um filme juntos, fica tranquila’. Apesar disso, doeu bastante na época.”
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
Fernanda Torres, que assumiu o desafio, também comentou a situação em entrevista ao mesmo veículo. “Eu estava com compromissos prévios e fui convidada para viver Odete Roitman no remake de Vale Tudo. Declinei porque já estava envolvida com Ainda Estou Aqui e sabia que não daria conta de dois projetos tão exigentes ao mesmo tempo”, contou. “É natural no nosso meio que os papéis mudem de mãos. Eu não era a primeira opção do Walter, mas no final, o que importa é quem realiza.”
O filme Ainda Estou Aqui é um marco na carreira de Fernanda, que, aos 60 anos, coleciona prêmios e elogios por sua performance. A obra, dirigida por Walter Salles, também recebeu outras indicações importantes e já é considerada uma das grandes produções do cinema nacional dos últimos anos.