O jornalista Evaristo Costa, de 48 anos, falou sobre as dificuldades que enfrenta em razão da Doença de Crohn, diagnosticada em 2021. Durante uma entrevista ao podcast PodCringe, Evaristo relatou ter perdido mais de 20 quilos em apenas três semanas, após a suspensão do uso de corticoides. Ele explicou que o tratamento com o medicamento foi interrompido por não apresentar os resultados esperados.
Evaristo mencionou que, apesar de consumir alimentos, seu corpo não retém os nutrientes adequados, o que impacta diretamente sua saúde. Ele afirmou que sente estar “definhando” e que perde peso diariamente, o que o mantém com a imunidade baixa. Sua dieta consiste basicamente em sopas e alimentos cozidos, além de suplementação nutricional.
O jornalista também ressaltou que, embora pareça estar em boa forma física, o emagrecimento é resultado da doença e não de um processo saudável. Ele disse que comentários sobre sua aparência magra são comuns, mas destacou que esse não é um emagrecimento desejado.
Conteúdo relacionado:
Humorista dispara contra Paula Toller: “antipática”Morre John Ashton, ator de ‘Um Tira da Pesada’, aos 76 anosGusttavo Lima é indiciado por organização criminosa. Entenda
A Doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica que afeta o intestino e está ligada a uma reação autoimune. O tratamento inclui medicamentos, que podem ser orais ou injetáveis, dependendo da gravidade da doença. Em casos mais graves, cirurgias podem ser necessárias.
Evaristo contou que, no início, os sintomas foram confundidos com gastrite, o que atrasou o diagnóstico correto. Após um ano de tratamentos ineficazes, ele foi encaminhado a um especialista que, por meio de exames detalhados, identificou a Doença de Crohn. Os sintomas mais comuns incluem cólicas abdominais, diarreia com sangue, perda de peso e anemia.
Quer mais notícias dos famosos? acesse o nosso canal no WhatsApp
A recomendação para pacientes com doenças inflamatórias intestinais é evitar alimentos que possam piorar a inflamação, como açúcares e alimentos ultraprocessados. Evaristo segue uma dieta restritiva e faz uso de suplementos para lidar com a doença, enquanto busca o tratamento ideal para estabilizar seu quadro.
Especialistas também recomendam a prática de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com esse tipo de condição.