26 C
Belém
sábado, abril 26, 2025
Descrição da imagem

Encontro gastronômico traz chefe belga Hervé Witmeur

Date:

Descrição da imagem

No próximo domingo, 27 de abril, um encontro gastronômico dará vida à primeira edição do projeto “Puba convida”. Pensada para dar vida ao bar, localizado no coração da Cidade Velha, a jam session de estreia será com o chef belga Hervé Witmeur. O resultado de um mashup de experiências entre o convidado e os chefs Thiago Castanho e Gustavo Rodrigues dará origem a um menu especial de almoço, que terá início às 12h.

Alguns pratos serão preparados exclusivamente para a ocasião, promovendo um encontro criativo entre os sabores da culinária natural e sofisticada de Hervé, que valoriza ingredientes orgânicos, sazonais e de pequenos produtores da região nordeste do país, com os chefs paraense e paulista, que também versam entre elementos da gastronomia ancestral amazônica e infinitas possibilidades para além do olhar brasileiro. Mais do que nunca, a intenção é conectar sabores, histórias e culturas em Belém, sob uma perspectiva universal.

“Essa primeira versão do ‘Puba convida’ traz um caboco que a gente admira e respeita muito, e que também busca inspiração em raízes e história, como nós. Então as pessoas podem esperar um almoço cheio de sabor, marcado pelo respeito à terra, aos ingredientes e às pessoas que o produzem também”, disse Thiago Castanho. “Nossa intenção é promover uma experiência única à mesa. Trazer à tona sempre a raiz da gastronomia amazônica, mas expandir sempre esse mesmo protagonismo para outros horizontes da gastronomia brasileira. Esse é o objetivo”, destaca Gustavo Rodrigues.

Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp

Apaixonado pelo Brasil e defensor da agroecologia, Hervé aterrissa em Belém e na Amazônia pela terceira vez. O encontro com o chef Thiago Castanho aconteceu em meio a outro ponto em comum entre os dois: o esporte. Praticante de kitesurf, o chef belga já veio à região outras vezes trazido pelo paraense. “Quando cheguei em Belém pela primeira vez, fiquei impressionado, era um mundo que eu nunca tinha visto. Os irmãos Castanho foram uma grande inspiração para a minha trajetória como cozinheiro no Brasil. Depois dessa viagem, me conectei e comecei a aprender junto com a cadeia produtiva nordestina”, destaca Hérve.

O chef belga diz achar a diversidade de ingredientes da Amazônia impressionante, além de enriquecedora para a cultura local. “Para valorizar esses insumos, é essencial adotar uma abordagem que respeite suas origens, utilizando técnicas que realçam os sabores autênticos e colaborando com produtores locais. Celebrar e educar sobre a importância dos ingredientes amazônicos é fundamental para preservar a cultura e promover uma gastronomia sustentável, assim como fazem no Puba, ao colocar a mandioca no centro de sua culinária”, pontua Hervé.

Com um formato a la carte, o público poderá escolher livremente entre os pratos elaborados a partir do encontro criativo. Sobre o que esperar desse encontro de sabores, Hervé antecipa: “minhas expectativas para esse mashup entre o Norte e o Nordeste são altas. Essa união de culturas culinárias não apenas enriquece nossa gastronomia, mas também celebra a diversidade. Assim como o Puba coloca a mandioca no centro de seu cardápio, valorizando seu legado histórico e cultural, eu busco fazer o mesmo com os insumos da região nordestina. Estou ansioso por essa viagem e por poder cozinhar com esse time incrível nesse lugar especial”, finaliza.

O almoço será servido das 12h às 17h, e as reservas são aceitas apenas para o primeiro horário, às 12h. A partir desse momento, o atendimento será feito por ordem de chegada.

Serviço:

Evento: ‘Puba convida’ o chef Hervé Witmeur

  • Data: excepcionalmente neste domingo, 27 de abril
  • Horário: 12h às 17h
  • Formato: a la carte
  • Reservas: somente para o horário de 12h
  • Onde: Puba – Rua Veiga Cabral, nº 649 – Cidade Velha, Belém / Pará.
  • Instagram: @puba.belem
  • Conheça os chefs

Gustavo Rodrigues – chef de cozinha, com formação em gastronomia e especialização em história da cozinha brasileira. Ele é o chef e um dos fundadores do Lobozó, um restaurante que busca trazer a cultura caipira de volta ao cenário urbano, inaugurado em 2020 em São Paulo. Gustavo também é sócio do Bar Sororoca, dedicado a pescados e frutos do mar, com personalidade brasileira e descontraída, criado em parceria com os amigos e chefs Thiago Castanho e Marcelo Bastos. O Sororoca se destaca por oferecer peixes da estação com alta qualidade e de maneira simples e acolhedora.

Thiago Castanho – chef nascido dentro da cozinha do restaurante do pai, em Belém, começou no Remanso do Peixe há 25 anos. Saiu de casa para estudar gastronomia em Campos do Jordão (SP) e depois partiu para estagiar em Portugal. Em 2008, voltou para a Amazônia e passou a enxergar na diversidade de sabores e aromas um universo de possibilidades. Abriu com a família, em 2021, o Remanso do Bosque, eleito o 44º melhor restaurante da América Latina em 2016, figurando como o único restaurante fora do eixo RJ-SP a estar na lista. Em 2023, abriu o bar-restaurante Sororoca em São Paulo com os amigos e chefs Gustavo Rodrigues e Marcelo Correa Bastos. Recentemente, abriu o Puba, restaurante que homenageia a mandioca também em sociedade com Gustavo e, desta vez, com outro parceiro, Thiago Pelaes, com quem divide projetos importantes no audiovisual. Atualmente, além dos restaurantes, trabalha com produção de conteúdos na internet, e em séries de TV, como o Sabores da Floresta, veiculado no Canal Futura, GNT e GloboPlay, Fome de Medalha e Fome de Luta no Sportv e canal Combate, Cozinheiros em Ação no GNT e Iron Chef no Netflix.

Hervé Witmeur – Com os pés na areia e as mãos na terra, o belga Hervé Witmeur incorpora sabores e preparos, que se transformam em rica matéria-prima para suas criações. Apaixonado pela natural cuisine, o chef combina criatividade e técnicas tradicionais com insumos locais, adotando simplicidade e o uso de ingredientes orgânicos. Comprometido com o desenvolvimento de uma forma de cozinhar que respeita a agroecologia, Hervé é um entusiasta do aproveitamento integral dos alimentos. Nascido na Bélgica, Hervé passou parte da vida no restaurante do pai, em Bruxelas. Formado em gastronomia, adquiriu experiência trabalhando em várias cozinhas locais. Junto com a esposa, Marie, embarcou em um intercâmbio para a Austrália, onde aprenderam um novo idioma e também enriqueceram suas bagagens profissionais. Em 2011, vieram ao Brasil pela primeira vez para velejar e encantaram-se com o litoral do Piauí. Decidiram fixar residência na região e abriram dois restaurantes: La Cozinha, em Barra Grande, e Éllo, em Jericoacoara.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem