As encantarias são lugares místicos e sagrados, muitas vezes associados a corpos d’água como rios, lagos e igarapés, onde acredita-se que seres sobrenaturais residam. Esses seres, conhecidos como encantados, podem assumir várias formas, desde seres humanos e animais até formas híbridas e fantásticas. Entre os mais famosos estão o boto, a cobra-grande, a Iara e o Mapinguari.
Muito já se escreveu sobre as lendas e mitos que povoam o imaginário amazônico. Mas e se os seres dessa mitologia habitassem uma terra repleta de magia, um verdadeiro universo escondido no coração da floresta? Essa é a premissa de “Encantaria”, novo livro do escritor Fabricio Ferreira, que entrou em pré-venda na última terça-feira, dia 16.
“Encantaria” é uma novela infantojuvenil que conta a história dos amigos pré-adolescentes Flor e Marcos, da Vila do Grão, uma comunidade de ribeirinhos que se vê obrigada a deixar o lugar onde sempre viveram para a construção de uma mineradora. No dia anterior à mudança, os dois amigos vão tomar um banho de rio quando são levados para um mundo mágico, onde vão encontrar o Curupira, a Cobra-Grande, a Matinta, a Iara, entre outros seres míticos da Amazônia. Recepcionados pelo misterioso Capitão Capa Preta, Flor e Marcos terão que decidir em quem confiar enquanto tentam voltar para a sua comunidade, antes que ela não exista mais.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Uma joia brutal da literatura brasileiraUma aventura pelos mares do mistérioUma viagem poética entre idades e cidades
true
Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.
O livro foi vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus 2023, na categoria infantojuvenil, e será publicado pela Editora Caravana, de Minas Gerais. A capa conta com ilustração da artista Helena Renato e prefácio do poeta e escritor Airton Souza. Além disso, o livro é ilustrado com desenhos a lápis do próprio autor, que também é ilustrador.