O apresentador Celso Portiolli entrou com um processo contra o Facebook depois de descobrir que a imagem e voz dele foram utilizadas em vídeos falsos que circulam na rede social. O conteúdo, criado com auxílio de Inteligência Artificial (IA), pede doações para ajudar o tratamento de uma criança fictícia chamada Gabriel, supostamente diagnosticada com leucemia.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Bahia Notícias, a ação foi registrada em fevereiro deste ano (2025) no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), mesmo mês em que as publicações começaram a aparecer na rede social.
Conteúdos relacionados:
- Alvo de disputa, “Casa dos Vilões” não será gravado pelo SBT
- Glúteos puseram fim ao relacionamento de Marcello Novaes
- Otávio Mesquita sobre denúncia de Juliana Oliveira: “Tenho pena”
A equipe do apresentador tentou, inicialmente, remover os vídeos por meio de contato direto com o Facebook. Porém, não obteve resposta da plataforma. Diante do silêncio da empresa, a decisão foi levar o caso à Justiça.
No processo, Portiolli solicita a identificação do responsável pelo perfil que divulgou o material com a imagem dele, além de uma indenização no valor de R$ 20 mil e o pagamento dos honorários advocatícios.