O Carimbó Acena Fest, idealizado pela Associação Cultural e Esportiva de Negros, Negras e Afrodescendentes da Amazônia (ACENA) – Ponto de Cultura, será realizado pela segunda vez. O projeto visa fortalecer o carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título que completa dez anos em 2024. A programação se estende até o dia 5 de novembro, incluindo apresentações musicais, rodas de conversa com mestres e mestras da cultura popular, além de oficinas formativas.
Uma publicação compartilhada por ACena Ponto de Cultura (@acena_cultural)
Programação Musical
Primeira Mostra Musical: Domingo, 18 de agosto, no Ponto de Cultura Acena, Conjunto Maguari.Segunda Mostra Musical: Domingo, 25 de agosto, na quadra da Escola de Samba Mocidade Olariense, em Icoaraci.O evento reunirá 27 grupos de carimbó. Nesta edição, Mestre Nego Ray, Mestre Thomaz Cruz e Mestra Déia Palheta serão os homenageados.
Ingressos e Acessibilidade:
Todas as oficinas do evento são gratuitas.Os ingressos para os shows custam R$10 e serão vendidos na portaria do evento.O festival será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Acena (https://www.youtube.com/@acena-pontodecultura7151).Haverá intérprete de libras e audiodescrição disponível.
Conteúdo relacionado:
Stella do Carmo traz show intimista para exaltar o ParáMangal das Graças realiza oficina de pinturaGermano Barata realiza exposição Liberdade às Cores em Belém
Coordenação e Produção
O festival é patrocinado pelo Edital de Múltiplas Linguagens, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Ele é coordenado por Isabel Afonso, com produção de Francisco Tapajós e Harles Oliveira, que também assume a direção artística.
Histórico e Impacto da ACENA
A relação da ACENA com o carimbó e as expressões culturais paraenses é anterior à criação do festival. A associação realiza trimestralmente o “Tamborimbó”, uma roda de tambor e carimbó, que já está na sua 21ª edição. A ACENA é uma entidade cultural sem fins lucrativos que promove a cultura popular paraense e afro-brasileira através de iniciativas em música, teatro, dança, literatura e cobertura de eventos culturais e esportivos.
Localizada no Conjunto Maguari, a ACENA completará 12 anos em 2024, atuando em Belém e em outras regiões do estado, como a comunidade quilombola Itancoã Miri, no município do Acará, e no Marajó, em Cachoeira do Arari e Vila Velha, Marapanim.
Importância do Festival
Produzir um festival de carimbó em Belém é uma forma de salvaguardar essa expressão cultural, que vai além de um ritmo, sendo um estilo de vida. Essas ações estão previstas no plano de salvaguarda aprovado pelo IPHAN quando concedeu ao carimbó o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2014. No entanto, após dez anos dessa conquista, pouco mudou para mestres, mestras e carimbozeiros. Segundo Mestre Ray, um dos homenageados, é necessária a implementação de políticas públicas para que os mestres sejam amparados e a cultura seja valorizada.
Quer mais notícias de cultura? acesse o nosso canal no WhatsApp
Serviço:
Mostra Musical do Festival: 18 a 25/08/24, das 13h às 00h.
Local:
18/08: Ponto de Cultura ACena, Conj. 14 Passagem Maguari, Dezenove – Campina de Icoaraci, Belém – PA.25/08: Quadra da Escola de Samba Mocidade Olariense, Icoaraci – Rua Dois de Dezembro, 552.Informações: (91) 98152-2682 (WhatsApp).Onde Assistir: YouTube da ACENA.
Programação do Festival de Carimbó
18/08/2024 – 13h às 15h: Roda de conversa com os mestres e mestra homenageados. Facilitador: Harles Oliveira.18/08/2024 – 15h às 00h: Homenagens aos mestres e mostra de carimbó com os grupos convidados.25/08/2024 – 13h às 00h: Mostra de carimbó com os grupos convidados.31/08/2024 – 9h às 12h e 14h às 17h: Oficina de Produção de Eventos Culturais com Gláfira.07/09/2024 – 9h às 12h e 14h às 17h: Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com Gláfira.14/09/2024 – 9h às 12h e 14h às 17h: Oficina de Gestão em Mídias e Redes Sociais com Luis Gomes.05/10/2024 – 9h às 12h e 14h às 17h: Oficinas de Vivência de Carimbó (Percussão e Dança) com Flávio Gama, Fábio Munduruku e Shirley Souza.
Grupos Participantes:
Mostra de Carimbó em Belém – 18/08/2024:Africanos de Icoaraci e Mestre Thomas CruzBanda ACENABanda Carimbó MururéCarimbó de Icoaraci e Mestre Nego RayCarimbó SancariCidade TamborColetivo TamborimbóExpressões Parafolclóricas Uirapuru (Regional)Grupo JurupariIaçá de Luta e Mestra Déia PalhetaParananin (Regional)Paranativo (Regional)Sabor Marajoara (Regional)
Mostra de Carimbó em Icoaraci – 25/08/2024:
Asa Branca (Regional)Banda ACENABanda Senta PeiaCarimbó SelvagemCarimbó Volta ao MundoColetivo TamborimbóEncanto do TamborFrutos do Pará (Regional)Grupo Amazônia (Regional)Mãos de VeludoMuiraquitã (Regional)Pitiú de CobraRegional TamborTamboiaraTrilhas da Amazônia (Regional)Mestres Homenageados:Mestre Nego Ray MundéMestra Deia PalhetaMestre Thomas Cruz
Obs.: A roda de conversa com os mestres e as homenagens acontecerão no dia 18/08/2024, a partir das 13h.