30.5 C
Belém
sexta-feira, julho 5, 2024
Descrição da imagem

Post Title

Date:

Descrição da imagem

Inicia nesta terça-feira (2) uma nova expedição do Barco da Saúde, projeto humanitário que tem o objetivo de levar atendimento médico e odontológico para comunidades ribeirinhas e indígenas no Pará, que têm acesso restrito a serviços de saúde. A expedição segue até o dia 11 de julho e terá como foco as cidades de Aveiro e Belterra.

Em sua 5ª edição, a expedição contará com uma equipe de 45 pessoas, entre médicos, dentistas e alunos de Medicina e Odontologia, mais os profissionais de suporte. Serão realizados atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, oftalmologia, pediatria, dermatologia e odontologia. A expectativa é que sejam feitos entre 1,5 mil a 2 mil atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios da região, durante os dez dias da expedição.

“A demanda da odontologia é bem grande e serão oito profissionais e sete alunos da Instituição que prestarão este tipo de atendimento, além de levarem o projeto ‘Aprender Brincando sobre Saúde’, por meio de um livro que ensina a produzir atividades lúdicas de saúde bucal com material reciclável”, explica a professora Dra. Luciana Okajima, coordenadora do curso de Odontologia da Mandic, faculdade que organiza a expedição.

“Já para os atendimentos médicos, serão dez profissionais das áreas de clínica médica, pediatria, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, mais um técnico em ultrassonografia, um técnico de ótica e 16 alunos”, esclarece o Prof. Dr. Marcos Teixeira, coordenador do curso de Medicina.

O projeto conta ainda com o apoio de algumas instituições, como a farmacêutica EMS, que contribuiu com a doação de mais de 70 mil comprimidos e 1,8 mil frascos de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças prevalentes, entre antibióticos, antiparasitários, anti-hipertensivos, corticoides e anti-inflamatórios.

Criado em 2017 por alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, o Barco da Saúde é um projeto sem fins lucrativos que vem transformando a vida das pessoas atendidas. Segundo a organização, o trabalho é mantido por meio de doações e, ao todo, somando as últimas quatro expedições, foram realizados mais de 7 mil atendimentos que não só transformaram vidas como impactaram positivamente os estudantes que vivenciam esta experiência.

Serviço

5ª Expedição Barco da Saúde
Data: 2 a 11 de julho
Local: Município de Aveiro e Belterra, no Pará (PA)
Contato: barcodasaude@gmail.com
Instagram: @barcodasaudeslmandic
Como doar: Pix para 4444244@vakinha.com.br ou diretamente com os alunos organizadores, Guilherme Marson (66) 99977-5864, Monique Miamoto (11) 97546-9394 ou Victor Hugo Freitas (27) 99786-5993

O post apareceu primeiro em RBA NA COP.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem