Even Oliveira – Com a proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o Sebrae Pará promoveu “200 dias para a COP 30 – Oportunidades e Preparação com o Sebrae”, um evento de capacitação gratuita para impulsionar o empreendedorismo local. A programação aconteceu no sábado (26), no Espaço São José Liberto, em Belém.
A iniciativa visa mostrar que há tempo para se preparar para a Conferência e aproveitar as oportunidades que surgirão, especialmente nos setores de hospitalidade, alimentação, mobilidade e economia criativa.
Segundo Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae no Pará, o trabalho de preparação começou há bastante tempo. “Logo quando Belém foi anunciada como sede da COP 30, o Sebrae já começou a trabalhar com as capacitações. Já capacitamos mais de 20 mil empreendedores nos eixos que o Sebrae alocou, que são a economia criativa, a hospitalidade, a mobilidade urbana, alimentos e bebidas”. Domingas ressalta que a capacitação vai continuar.
Entre os participantes estava Cleia Gutierrez, 53, produtora no plantio de cacau, de Barcarena. “Transformei o cacau em chocolate a partir de um projeto que fomos fomentados. A partir desse projeto, nos orientaram com embalagem, logomarca, e nós criamos as gotas de chocolate. Antes só vendíamos o cacau bruto; hoje, fazemos a verticalização do nosso produto”.
Para ela, que também trabalha com a manteiga de cupuaçu e com a fibra da bananeira, aproveitando integralmente os recursos locais para criar novos produtos, “a palestra sobre hospedagens no Airbnb foi uma oportunidade de ligar isso ao turismo gastronômico. As pessoas que vêm para conhecer a nossa culinária também precisam de acolhimento”.
A capacitação também alcançou setores como o de motoristas por aplicativo, como Elki Silva, 48, presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Pará (Amapp). “São 300 motoristas que vão ser beneficiados diretamente. Estamos aqui para aprender e também ensinar a fazer uma mobilidade de forma justa, correta e respeitosa, não só para o motorista, mas também para todos”.
Edilson Curuaia, 30, trabalha há cerca de dois anos com a venda de bombons artesanais típicos da região do Xingu. “As oportunidades abertas pela COP 30 podem transformar a realidade de muitos pequenos empreendedores”.
O post Sebrae realiza evento de capacitação para a COP30 apareceu primeiro em RBA NA COP.