28 C
Belém
quinta-feira, fevereiro 27, 2025
Descrição da imagem

Recuperação florestal no Pará tem apoio do BID

Date:

Descrição da imagem

Diário do Pará – Em encontro ontem com a vice-governadora Hana Ghassan, autoridades do Banco Interamericano de Desenvolvimento reafirmaram o interesse da instituição, inclusive com seu braço de apoio ao setor privado, BID Invest, em apoiar o projeto de concessão da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX).

Desenvolvido pelo Governo do Pará e pioneiro no Brasil, o projeto prevê a restauração florestal de uma área de mais de 10 mil hectares com um mecanismo pioneiro no país. Por meio de um edital lançado na 29ª Conferência do Clima das Nações Unidas no ano passado, no Azerbaijão, e aberto até março, será selecionada uma empresa para recuperar a área nos próximos 40 anos.

Para a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, o anúncio reforça a credibilidade da gestão no mercado e na área ambiental.

“Recebemos com entusiasmo a manifestação de interesse do BID Invest, pois isso reforça a credibilidade do Pará na agenda ambiental e a nossa capacidade de atrair investimentos para nossos projetos. A recuperação florestal que será feita com a implantação da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu também é um passo fundamental para a criação de um programa estadual de concessões para restauração, contribuindo para atingirmos os nossos compromissos firmados no Plano Estadual Amazônia Agora”, destacou.

“Além disso, que o BID possa nos ajudar a fortalecer a COP 30, que sem dúvida será grande COP, pois esse foi um ato de coragem do nosso presidente com o nosso governador”, completou a vice-governadora.

Reflorestamento

“O BID e o BID Invest estão comprometidos com novas abordagens em reflorestamento, e este modelo que o governo estadual vem desenhando, é de grande potencial, inclusive para ser compartilhado com o mundo durante a Conferência do Clima, a COP30, que acontece em novembro de 2025. Vemos aqui maneiras interessantes de atrair capital privado de forma eficiente e sustentável, e a nossa atuação junto ao poder público e às empresas é muito potente para ampliar essa atratividade”, disse ao governador à chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer.

“O termo sinergia ganha real sentido em projetos como este, em que Estado e setor privado se juntam para gerar impactos positivos à população e ao meio ambiente”, completou.

A ideia é que, do lado público, o BID ofereça garantias ao Governo do Estado, aumentando a segurança e a sustentabilidade financeira da concessão. E do lado privado, o BID Invest manifestou interesse em eventualmente oferecer financiamento à empresa vencedora da licitação, uma vez superadas as análises análise, técnica, jurídica, financeira, ambientais e sociais de acordo com elevados padrões internacionais e as políticas da entidade.

Este apoio se soma às contribuições que o BID planeja para a realização da COP30 em Belém.

“Esse possível financiamento internacional pode ser decisivo para garantir que o projeto avance com solidez e transparência. Seguiremos dialogando com o BID Invest e demais parceiros para viabilizar essa iniciativa estratégica para o Pará”, destacou o governador no encontro em que participaram também, do lado do BID, o Chefe do Escritório da Presidência, André Soares; o gerente-geral para o Cone Sul, Morgan Doyle; e o assessor especial para a Presidência, Avinash Persaud.

O post Recuperação florestal no Pará tem apoio do BID apareceu primeiro em RBA NA COP.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem