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domingo, março 9, 2025
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COP 30 vai demandar megaoperação aérea, com 12 aeroportos envolvidos

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Estadão – A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro em Belém, vai movimentar os céus brasileiros. Para receber representantes de mais de 190 países, será necessária uma megaoperação aérea. A logística deve envolver 12 aeroportos, distribuídos entre o Norte e o Nordeste do País, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata).

A entidade estima que o evento pode gerar um fluxo de mais de 100 aeronaves para a capital do Pará. Um dos principais desafios logísticos será o estacionamento dos aviões. Apesar de ser o mais movimentado da região Norte, o Aeroporto Internacional de Belém não tem capacidade para abrigar todos. Com isso, após desembarcarem os tripulantes na capital paraense, as aeronaves devem seguir para as outras localidades. São elas: Santarém (PA), Altamira (PA), Macapá (AP), Imperatriz (MA), Marabá (PA), São Luís (MA), Salvador (BA), Recife (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Maceió (AL).

As empresas de ground holding, responsáveis por apoiar a infraestrutura aérea em solo e representadas pela Abesata, vão investir, ao menos, R$ 60 milhões na preparação para a COP 30. O montante será direcionado, principalmente, para a compra de novos equipamentos. “É uma logística multidisciplinar, e ajudamos a executar toda parte operacional antes e depois da decolagem”, diz Ricardo Aparecido Miguel, presidente da entidade.

Reforço e expansão

A megaoperação prevê também a contratação de 180 pessoas adicionais pelas empresas de apoio no solo, que são responsáveis pelo manuseio de bagagens e abastecimento e limpeza de aeronaves, por exemplo. Atuam ainda na coordenação de serviços de rampa e de proteção, como inspeção e raio X.

A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pelo Aeroporto Internacional de Belém, Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans), anunciou recentemente que irá investir R$ 450 milhões em modernização. As obras incluem a expansão das áreas de embarque em quase três vezes. O número de posições para estacionamento de aeronaves também será ampliado com a construção de um novo pátio.

Além da Abesata e da NOA, a operação aérea para a COP 30 tem mobilizado outras entidades. Entre elas, a Secretaria de Aviação Civil e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em paralelo, ligada ao governo federal, foi criada a Secretaria Especial COP 30 (Secop), responsável por gerir um plano geral entre todos os envolvidos no evento.

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