27 C
Belém
sexta-feira, fevereiro 21, 2025
Descrição da imagem

Começa planejamento de mobilidade para a COP 30

Date:

Descrição da imagem

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) representou a Prefeitura de Belém na reunião para definir diretrizes de mobilidade para o período da COP 30, na capital paraense e região metropolitana. O encontro ocorreu no Palácio do Governador, com a presença do titular da Segbel Luciano de Oliveira, dos diretores Erick Miranda (Trânsito) e Antônio Quingosta (Mobilidade), além de Ivan Feitosa (DETRAN), Olmo Xavier (SECOP – Governo Federal), Brenda Amaral (Comitê COP – Governo do Estado). Também estiveram presentes representantes do Governo Federal e do Núcleo de Transporte Metropolitano (NGTM).

A reunião identificou os principais pontos de estadia dos turistas, como hotéis e transatlânticos, e estratégias de mobilidade para o deslocamento desse público até o Parque da Cidade, principal palco da COP 30. O encontro também tratou do fechamento de vias no entorno do parque e medidas para garantir a fluidez do trânsito durante o evento que ocorre de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém.

Hospedagem em transatlânticos

Mais de 8 mil pessoas serão hospedadas em navios transatlânticos em Icoaraci durante a COP 30. Para viabilizar a mobilidade desses visitantes, o plano de transporte prevê a estruturação do sistema público e a criação de linhas específicas, de modo a facilitar o deslocamento dos turistas do terminal de Icoaraci até o centro da cidade.

Diagnóstico do transporte público

O diretor de transporte da Segbel, Isaías Reis, destaca que a frota suplementar será importante para atender a demanda do evento sem comprometer o transporte da população dos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. “Teremos uma frota de ônibus exclusiva para a COP, fazendo com que o dia a dia dos moradores de Belém não seja impactado. Essa frota atenderá regiões como Mosqueiro e Outeiro, com deslocamentos programados para o Centro de Convenções. Além disso, estamos realizando um diagnóstico do transporte coletivo de Belém e da região metropolitana para definir estratégias que assegurem tanto a mobilidade do público do evento quanto o atendimento à população”, explicou Isaías.

Adotar locais de parada específicos para serviços como Uber, táxis e ônibus, além de fechamento de vias estratégicas no entorno do evento, como a avenida Júlio César, por questões de segurança, são outras medidas previstas no plano de transporte em desenvolvimento para a COP 30. Também está sendo discutida a implementação de linhas fluviais para interligar os distritos ao centro da cidade.

Reforço na frota

“Estamos planejando um transporte adequado para o evento, com novas linhas para o público da COP, como a que vai atender as pessoas em Outeiro. Também estamos estudando a possibilidade de trazer 350 ônibus adicionais para Belém, para que possamos atender a toda essa demanda e garantir que haja espaço para o estacionamento e o depósito desses veículos durante o evento.” destacou o secretário Luciano de Oliveira.

O planejamento da mobilidade para a COP 30 está em andamento com a definição das principais vias de deslocamento, a estimativa do público e a avaliação de possíveis interdições e mudanças no tráfego, incluindo a transformação temporária de algumas ruas em sentido único. Também está em avaliação onde será o estacionamento para os mais de 100 ônibus que atuarão na locomoção dos turistas na cidade. As medidas visam reduzir impactos na rotina da cidade e manter o transporte eficiente para moradores e participantes do evento.

O post Começa planejamento de mobilidade para a COP 30 apareceu primeiro em RBA NA COP.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem