Diário do Pará – O prefeito de Belém, Igor Normando, conheceu, na manhã de ontem, 25, o novo projeto da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) para a coleta seletiva de resíduos recicláveis. Chamados de LEVs (Locais de Entrega Voluntária), os equipamentos funcionam como ecopontos que incentivam o descarte correto de materiais que podem ser destinados a cooperativas de reciclagem, por exemplo.
Neste primeiro momento, serão instalados 22 LEVs em pontos de grande circulação mapeados pela Sezel e enviados à concessionária Ciclus Amazônia, responsável pela instalação dos equipamentos como parte do contrato de limpeza urbana firmado com o município.
“É fundamental que a gente possa conscientizar a população e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade de jogar lixo no lixo. Não adianta cobrar que a população descarte corretamente se não houver lixeiras na cidade”, declarou Normando.
A apresentação ocorreu no pátio da Ciclus, no bairro da Pedreira, em Belém. A instalação dos equipamentos deve começar nos próximos dias e ser concluída até a segunda semana de março. “Estamos colocando mais lixeiras na cidade nesta primeira etapa. Ainda haverá outras fases, porque precisamos espalhar a coleta de lixo na cidade como algo permanente”, complementou o prefeito.
O vice-prefeito Cássio Andrade acompanhou a agenda ao lado de Normando e da secretária Thayta Martins, titular da Sezel. “Belém precisava disso: ser mais bem cuidada. Os investimentos da prefeitura estão voltados para aumentar a coleta e criar oportunidades para a população fazer o descarte correto dos resíduos”, disse o vice-prefeito.
Segundo Thayta Martins, a ação é inédita no município e integra um esforço de conscientização da população belenense em relação aos resíduos. “É um momento de reeducação. A Sezel já tem uma ação programada para atuar em cada ponto onde os equipamentos forem instalados. Nossas equipes de educação ambiental irão orientar a população sobre a separação do material seco e quais tipos de resíduos podem ser destinados nos contentores”.
Os LEVs se juntam a outro importante projeto no âmbito da limpeza urbana da capital, o programa Belém Limpa. A iniciativa, implementada em 1º de janeiro, já retirou da rua 98 mil toneladas de resíduos e entulhos até a última segunda-feira (24).
O diretor-presidente de Resíduos da Ciclus, Bruno Muehlbauer, ressaltou que os LEVs, além da coleta cotidiana, ajudam também na economia de diversas famílias em Belém. “Essa iniciativa conjunta entre o município de Belém e a Ciclus reforça o nosso compromisso com uma cidade mais limpa e bem cuidada, além de potencializar as ações que temos realizado com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Belém”.
Locais de Entrega Voluntária
Cada LEV tem a possibilidade de comportar 600kg ou 2.500 litros de resíduos recicláveis. Os pontos já definidos para as instalações são: Portal da Amazônia, Praça Batista Campos, Praça da República, Praça Brasil, Completo Ver-o-Rio, Boulevard da Gastronomia, Praça do Conjunto Marex, Av. Doca de Souza Franco, Praça do Operário, Av. João Paulo II, Av. Júlio César, Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN) e orla de Icoaraci. Os próximos serão enviados pela Sezel para a empresa, de acordo com o levantamento técnico da pasta a respeito dos locais mais demandados em relação ao descarte.
O post Belém terá 22 novos pontos de coleta seletiva. Veja alguns locais apareceu primeiro em RBA NA COP.