30.5 C
Belém
sexta-feira, outubro 4, 2024
Descrição da imagem

Alemanha e Espanha fazem duelo dos maiores campeões da Euro

Date:

Descrição da imagem

Alemanha e Espanha se enfrentam nas quartas de final da Euro 2024 na próxima sexta-feira (5), às 13h (horário de Brasília). Elas são as únicas seleções nacionais a terem vencido o torneio três vezes.



Alemanha: Três Títulos, Três Eras de Domínio

1972 – A Ascensão da Alemanha Ocidental

A Alemanha Ocidental emergiu vitoriosa na Euro 1972, realizada na Bélgica. Liderada por Franz Beckenbauer, a equipe demonstrou um futebol dominante e elegante.

A final contra a União Soviética no Estádio Heysel, em Bruxelas, terminou com uma vitória por 3-0. Gerd Müller foi o destaque, marcando dois gols e consolidando-se como um dos maiores artilheiros da história do futebol.



1980 – A Consolidação do Sucesso

O torneio de 1980, realizado na Itália, viu a Alemanha Ocidental novamente no topo. Desta vez, o formato da competição havia mudado, com mais equipes e um formato de fase de grupos seguido por uma final.

Na decisão contra a Bélgica, a Alemanha venceu por 2-1, com Horst Hrubesch marcando os dois gols. Esse título reafirmou a força da seleção alemã no cenário internacional.



1996 – A Primeira Eurocopa da Alemanha Unificada

A Euro 1996, realizada na Inglaterra, foi especial para a Alemanha, pois foi o primeiro título após a reunificação do país. Comandada por Berti Vogts, a seleção alemã mostrou resiliência e talento.

Na final contra a República Tcheca, realizada em Wembley, a Alemanha venceu por 2-1 graças a um gol de ouro de Oliver Bierhoff, que também marcou o primeiro gol alemão. Esse título marcou a estreia do gol de ouro em finais de grandes torneios.



Espanha: O Domínio da Fúria

1964 – O Primeiro Triunfo

A primeira conquista da Espanha na Eurocopa aconteceu em 1964, quando o torneio foi realizado em solo espanhol. A final, disputada em Madri, colocou a Espanha contra a então campeã União Soviética.

Em um jogo tenso, a Espanha venceu por 2-1, com gols de Jesús María Pereda e Marcelino Martínez. Esse título colocou a Espanha no mapa do futebol europeu.



2008 – O Renascimento do Futebol Espanhol

Após um longo jejum, a Espanha voltou a conquistar a Eurocopa em 2008, na Áustria e na Suíça. Sob o comando de Luis Aragonés, a seleção espanhola encantou o mundo com seu futebol de posse e toques rápidos, conhecido como “tiki-taka”.

Na final contra a Alemanha, Fernando Torres marcou o único gol do jogo, garantindo uma vitória por 1-0. Este título marcou o início de uma era dourada para a Espanha.

2012 – A Consagração da Era de Ouro

Quatro anos depois, a Espanha repetiu o feito na Euro 2012, realizada na Polônia e Ucrânia. Desta vez, a equipe, agora sob o comando de Vicente del Bosque, consolidou seu domínio global.

Na final contra a Itália, a Espanha deu um show de futebol, vencendo por 4-0, a maior goleada em uma final de Eurocopa. David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata foram os autores dos gols.

Este título fez da Espanha a primeira seleção a vencer três torneios internacionais de maneira consecutiva (Euro 2008, Copa do Mundo 2010 e Euro 2012).



Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem