A praça Benedito Monteiro, localizada no bairro do Guamá, o mais populoso de Belém, foi palco de uma grande mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A ação, realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reuniu serviços essenciais, atividades culturais e iniciativas de conscientização neste domingo (18), promovidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CEEVSCA).
Leia também
- Bares e restaurantes devem seguir o “Protocolo Não se Cale”
-
Caminhada alerta sobre abuso sexual de crianças e adolescentes
“As ações são reforçadas para marcar, mais uma vez, o Dia 18 de maio que é uma data nacional em combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Entretanto, seguimos fortalecendo o trabalho para que em todos os meses nossas ações sejam ainda mais efetivas”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado
Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
As atividades da secretaria tiveram início às 8h com programação voltada especialmente para o público infantojuvenil, incluindo recreação, pinturas artísticas, teatro de fantoches e apresentações culturais.
Paralelamente, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) ofereceu serviços como emissão de RG, certidão de nascimento, orientação jurídica e escutas especializadas da Polícia Civil e da Fundação ParáPaz.
Informação como ferramenta de prevenção
A delegada Ariane Melo, titular da Diretoria de Políticas Pública e Prevenção Social da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), ressaltou a importância do trabalho em rede para o combate aos crimes contra crianças e adolescentes.
“Estamos realizando desde o início do mês de maio visitas e palestras de conscientização em escolas, órgãos públicos, assim como fiscalização em bares, casas noturnas e estabelecimentos”, explicou.
Durante o evento, a Segup divulgou os canais de denúncia, como o Disque-Denúncia (181) e o WhatsApp da Iara, além de orientar a população sobre como acionar o sistema de segurança quando necessário.
Campanha Maio Laranja continua
A mobilização faz parte de um esforço maior que ocorre durante todo o mês de maio. A Segup, em conjunto com as Polícias Civil e Militar e órgãos municipais, segue atuando na Operação “Caminhos Seguros”, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Além de Belém, municípios como Parauapebas e Canaã dos Carajás já receberam ações específicas de prevenção. A operação, iniciada em 30 de abril, continuará até 30 de maio, com abrangência na Região Metropolitana de Belém e os municípios de Portel e Breves, no arquipélago do Marajó.
As fiscalizações incluem bares, casas noturnas e estabelecimentos comerciais ao longo da BR-316 e visam conscientizar responsáveis, divulgar canais de denúncia e verificar a presença inadequada de crianças e adolescentes nesses locais.