Rafael Rocha/Diário do Pará – Como parte dos preparativos para a COP 30, em Belém, a capital recebe uma formação internacional, com foco na produção de conteúdos sobre educação ambiental e midiática. O MídiaCOP iniciou ontem (14) e segue até amanhã (16), na Escola Estadual Cordeiro de Farias, no bairro de Souza. Vinte professores e professoras da rede pública de ensino dos Estados do norte do Brasil participam da formação.
O evento é conduzido por especialistas do Centro de Alfabetização Midiática e Informacional (Clemi), órgão do Ministério da Educação da França. Na formação, os participantes são orientados a desenvolver materiais pedagógicos e projetos-piloto voltados à realidade local onde atuam, com foco na integração entre meio ambiente e práticas de leitura crítica da mídia. O conteúdo será replicado nas escolas e comunidades, fortalecendo o papel dos educadores como agentes de transformação social.
Como destaca o diretor do Departamento de Direitos nas Redes e Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, David Almansa, desde 2023, o Governo Federal deu origem à Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que tem como previsão preparar as pessoas para análise, produção e participação de conteúdos midiáticos com responsabilidade, “prezando pela democracia, manutenção dos direitos e integridade da informação”.
Para a ideia, vem sendo feita a formação de professores e professoras dentro da temática de educação digital midiática.
Almansa ressalta a importância em saber diferenciar o que é uma fake news, o que é um golpe, qual modelo de negócio das plataformas e como usar a educação midiática para promover a cidadania e os direitos da comunidade as quais os professores estão inseridos. “A temática da educação digital midiática é algo novo. Alguns já nasceram na era digital e nunca ninguém nos ensinou como usar toda essa potência do smartphone, redes sociais e internet para fazer o bem”, comenta.
O diretor de projetos internacionais do Clemi, Lucas Chevalier, explica que a França realiza há 42 anos a educação midiática e entende que o tema é muito importante em se tratando de COP30 na Amazônia. Além disso, Chevalier também destaca que a atividade é uma forma de promover ainda uma reflexão sobre o meio ambiente. “O projeto vai fazer os professores desses Estados trazerem reflexões sobre a cobertura na COP30, a partir do olhar dos alunos para que estes tenham uma opinião pessoal e desempenhem um senso crítico.”
PROTAGONISMO
A professora de língua portuguesa da rede estadual de ensino do Pará, Lorena Rodrigues, é uma das participantes do MídiaCOP, e enxerga com entusiasmo a formação internacional. Para ela, é importante saber como consumir as mídias e aplicar esse conhecimento dentro das escolas. “É uma ação inovadora, muito relevante em uma era de desinformação. São aprendizados que vão estimular os alunos a desenvolver mais o pensamento crítico e a importância do caráter e participação social”, destaca. “Vamos levar isso para que os alunos sejam protagonistas nesta área”, destaca o professor de matemática da rede estadual do Acre, Anderson Melo.
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