Traços carregados de humor e consciência. É a partir de charges com essas características que o cartunista amazônida Luciano Meskyta transforma temas sérios, como sustentabilidade e preservação ambiental, em obras acessíveis e que chamam a atenção das pessoas.
Natural de Bragança (PA) e morador de Belém há duas décadas, Meskyta realiza a exposição “Meio Ambiente em Cartum” no Shopping Boavista, em São Paulo.
A exposição chega em momento estratégico com a proximidade da COP 30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano (2025). Ela propõe uma abordagem crítica e bem-humorada sobre as questões ambientais que afetam a Amazônia e o planeta.
Conteúdos relacionados:
- Exposição em Belém retrata corpos trans com olhar poético
- Casa da Cultura de Canaã dos Carajás celebra Semana dos Museus
- Show de comédia em Belém iluminou novamente o “Copão da Cerpa”
Esta é a segunda vez que a mostra é exibida em São Paulo. Segundo Meskyta, o retorno da exposição reforça a urgência do debate de temáticas ambientais.
“Essa mostra, que já esteve em cartaz em 2022, retorna agora com ainda mais força, por conta da urgência do tema e do momento histórico que vivemos, especialmente com a realização da COP 30 no Brasil em 2025”, disse o artista.
O projeto tem curadoria do jornalista Maurício Coutinho, que convidou Meskyta para reexibir os trabalhos. Para o cartunista, o humor gráfico é uma ferramenta poderosa de sensibilização.
“A exposição é uma forma leve, porém impactante, de abordar os desafios ecológicos que enfrentamos, despertando consciência por meio do riso e da arte”, afirmou.
Quer ler mais notícias de Entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Ao reunir arte, crítica social e engajamento ambiental, a exposição busca reforçar o protagonismo da Amazônia no debate climático global e destacar a importância de ouvir também a voz dos artistas da região.
“Acredito que, mais do que nunca, precisamos discutir sustentabilidade, preservação e futuro. E se puder fazer isso com traços, tintas e um toque de humor, melhor ainda!”, finalizou o cartunista.