27.2 C
Belém
segunda-feira, maio 12, 2025
Descrição da imagem

UFC 315: José Aldo perde para canadense e revela aposentadoria

Date:

Descrição da imagem

Considerado uma lenda do esporte e referência para gerações de lutadores brasileiros, José Aldo protagonizou, neste domingo (11), um momento marcante no UFC 315, realizado em Montreal, no Canadá.

Em uma noite de emoções mistas, o ex-campeão dos penas voltou a lutar após breve aposentadoria, mas acabou superado por Aiemann Zahabi em decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). O duelo foi equilibrado, com bons momentos para ambos os atletas, mas o canadense levou a melhor nos detalhes, sobretudo na reta final.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Aldo iniciou bem a luta, buscando a trocação logo nos primeiros minutos. Com sua tradicional explosão e agressividade, chegou a incomodar Zahabi com joelhadas e bons golpes, mas o adversário resistiu bem e conseguiu equilibrar o combate. No segundo round, o ritmo do brasileiro caiu, e Zahabi assumiu o controle das ações, ainda que sem grande contundência. O canadense também acertou dois golpes baixos, o que gerou reclamações de Aldo, mas o combate seguiu.

No terceiro e último assalto, o veterano brasileiro teve seu melhor momento: uma joelhada potente balançou Zahabi e levantou a torcida. Aldo partiu para cima, tentando definir a luta, mas não conseguiu concluir o nocaute. Cansado, acabou sendo levado ao chão, onde foi dominado no ground and pound até o fim do round. A atuação convincente de Zahabi no solo foi suficiente para garantir a vitória por pontos.

O que viria depois, porém, seria ainda mais simbólico. Ao fim da luta, José Aldo deixou as luvas no centro do octógono, gesto tradicional que simboliza aposentadoria no MMA. Na entrevista pós-luta, o “Campeão do Povo” agradeceu ao UFC e afirmou que chegou a hora de encerrar sua trajetória como lutador profissional.

“Primeiro de tudo, obrigado a Dana White, a todos da UFC por tudo o que vocês me deram. Eu não acho que eu tenho mais isso em mim. Essa foi uma semana difícil. Não era apenas sobre o peso e tudo mais. Mas eu tava brigando com a minha mente para ser campeão novamente, mas eu acho que está na hora de parar. Tenho que aproveitar a minha família, meus filhos. Eu acho que essa é a última vez que você vai me ver”, declarou Aldo, emocionado.

Aos 38 anos, José Aldo encerra sua carreira com um cartel de 32 vitórias e 10 derrotas em 42 lutas no MMA, sendo 22 delas pelo UFC. Campeão inaugural dos penas na organização e bicampeão da divisão, o manauara se despede como um dos maiores nomes da história do esporte, deixando um legado de técnica, garra e respeito dentro e fora do cage.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem