29.4 C
Belém
segunda-feira, maio 12, 2025
Descrição da imagem

Jornalismo paraense perde Manuel Dutra, defensor da liberdade e democracia

Date:

Descrição da imagem

Uma das referências da comunicação paraense, defensor da liberdade de imprensa e do jornalismo qualificado, o jornalista Manuel Dutra, faleceu nesta madrugada, 11, aos 79 anos.

Manuel Dutra foi uma referência na comunicação paraense, respeitado por sua trajetória ética, sensível e comprometida com a verdade. Como professor, formou gerações com sabedoria e dedicação. Como jornalista, defendeu com firmeza a liberdade de expressão e os valores democráticos. Era, também, um grande defensor da natureza e das causas sociais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Dutra atuava como professor no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Era detentor de três Prêmios Esso Região Norte, além de títulos acadêmicos importantes: especialização em Educação Ambiental pelo NUMA/UFPA (1995), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1997) e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA/UFPA (2003).

O comunicador rebeceu diversos prêmios ao longo de sua brilhante carreira, como o Prêmio Esso de Jornalismo. 

Sindicato presta homenagens

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA) se manisfetou publicando nota de pesar pelo falecimento de Manuel Dutra, filiado ao sindicado.

O Sinjor lembrou que Manuel um dos mais destacados jornalistas do Estado do Pará, sempre defensor do meio ambiente e crítico ao desenvolvimento pedratório na Amazônia. Era um maestro na arte de escrever e teve importante atuação em veículos de comunicação de Santarém e Belém, além de atuar como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. O reconhecimento de Dutra ocorreu por premiações que incluem diversas edições do Prêmio Esso de Jornalismo da Região Norte.



“Dutra também formou dezenas de gerações, tendo relevante atuação na área docente na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), desenvolvendo além da docência, atividades na gestão dos cursos de comunicação. Assim, nunca se afastou da docência, uma de suas grandes paixões, que também lhe rendeu prêmios pela sua brilhante produção acadêmica”, lembrou o Sinjor-PA

VELÓRIO

O velório será realizado na Capela Master A, localizada na Avenida José Bonifácio, 1550, a partir das 14h deste domingo, permanecendo até segunda-feira, às 14h30. Em seguida, o corpo será encaminhado para o complexo onde será cremado.

Manuel Dutra era casado com a desembargadora Zuila Dutra, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem