Nesta sexta-feira, 19, a Igreja Católica celebra Santo Expedito. Mártir da fé, ele foi um oficial do exército romano que se converteu ao Cristianismo. Este popular santo é conhecido como o patrono das causas urgentes, além de ser o padroeiro dos militares e jovens.
O diácono Emanuel Duarte informa que a conversão ao cristianismo de Santo Expedito teria ocorrido de forma milagrosa, já que ele estaria decidido a abraçar a nova fé enquanto era tentado por um demônio, que lhe aparecia na figura de um corvo, dizendo “amanhã, amanhã”. “Ele teria pisado na criatura, esmagado-a e dito: hoje”, diz Emanuel Duarte.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradasGrupo Samba e Axé denuncia racismo religioso na Cremação
“Por conta disso, tornou-se um santo evocado para causas urgentes, que jamais podem ser adiadas. Como ele professava o Cristianismo, acabou sendo alvo de perseguições. Ele morreu decapitado em abril do ano 303, sob o comando do imperador Diocleciano, após recusar-se a renunciar ao Cristianismo”, conta.
Em Belém, a capela de Santo Expedito, ligada à Capelania Militar do Corpo de Bombeiro do Pará, localizada na avenida Júlio César, está em plena festividade desde o dia 11 de abril. A programação conta com celebrações em diversos horários.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
No dia 19, às 8h e 12h terão as celebrações. Às 15h, será rezado o Terço da Misericórdia. E às 19h, será celebrada uma missa. Além disso, a festividade conta com uma vasta programação cultural, com barracas de comidas e atrações musicais. Entre elas estão a Banda CBMPA e o Ministério da Música.
“A tradicional festividade de Santo Expedito espera receber dezenas de fiéis para celebrar o dia do santo das causas impossíveis, que dá o nome à capela. Será um dia especial, num ambiente agradável, onde os devotos vão fazer pedidos, orações e agradecer pelas graças alcançadas”, diz o diácono.