Falar da Rádio Clube do Pará é relatar tradição, história, pioneirismo na comunicação brasileira e transcender gerações. Nesta terça-feira (22), a primeira emissora do Norte e a quarta no país a iniciar as atividades radiofônicas, completa 97 anos de existência. Mas como todos os grandes veículos de grande circulação, a PODEROSA está sempre se reinventando com foco na modernidade.
Ao longo de décadas, grandes profissionais já passaram na equipe esportiva e de jornalismo da Rádio Clube do Pará. Muitos deles estão até hoje e evidenciam ainda mais o gigantismo e a eficiência na comunicação estadual. São os casos de Cláudio Guimarães, Carlos Castilho, Jones Tavares, Guilherme Guerreiro, Gerson Nogueira, Giuseppe Tomaso, Nonato Cavalcante, Valmir Rodrigues e tantos outros.
Mas ao mesmo tempo, novos nomes estão surgindo e também criando suas identidades com o público da PRC-5. Primeira mulher a ser efetivada no quadro de comentaristas da emissora, Liane Coelho ressalta a chegada da Clube aos 97 anos. “Você chegar aos 97 anos fazendo história e marcando gerações é sinal que você conseguiu cativar o seu público e entender a linguagem, o que aquele público quer de informação e segue fazendo história. É também reunir grandes profissionais. São 97 anos marcando a vida do ouvinte em diversas gerações”, destacou ela.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Rádio Clube: 97 anos sendo a dona da bola no futebol do Pará!
- Rádio Clube do Pará: 97 anos de história, inovação e liderança no rádio brasileiro
- Rádio Clube do Pará: Jornalismo com a informação que você precisa saber
A Clube sempre mostrou e também revelou talentos na narração esportiva. Dentre os narradores, o jornalista Gilmar Pretti é um autêntico “Indivíduo competente”, como relata sua alcunha. Ele é o mais novo entre os narradores e transmite a emoção ao torcedor, afirmando ser um verdadeiro sonho estar hoje integrado na equipe Bola de Ouro do Rádio Brasileiro.
“A Rádio Clube do Pará marcou e marca até hoje a vida das pessoas e a minha não é diferente. Lembro até hoje de ir ouvindo com meu pai até o colégio ou no jogo, e é incrível como a Rádio Clube atravessa esses anos e gerações, sempre se renovando e estando presente na vida do povo paraense. Os 97 anos demonstram prestígio e longevidade que ela tem no alcance das pessoas e na qualidade que carrega. Se aproximar dos 100 anos e ter ainda grande audiência, além de ser referência, é pra poucos. Eu, como tantos outros, fico feliz de fazer parte dessa história”, ressaltou Pretti.
RÁDIO CLUBE NO FORMATO MULTIPLATAFORMA E MULTIFUNCIONAL
Com os avanços da modernidade, a Rádio Clube também se reinventa e se adequa para ficar mais próxima dos ouvintes, que são os propulsores e fazem a emissora ter a força em todo Brasil. Recentemente, a Clube passou a incorporar ainda mais os departamentos de jornalismo e esportivo para ter a instantaneidade da informação em tempo real. Além de ser um dos narradores, Gilmar também apresenta o “Jornal da Manhã” e cita os caminhos que são traçados para ser referência com a nova geração de ouvintes.
“A Rádio Clube é o onde o ouvinte sabe primeiro a informação. Acredito que pela instantaneidade, o rádio te permite isso. Uma informação que acabou de sair e após toda a apuração necessária para dar uma notícia com credibilidade, mas sempre de forma rápida. No esporte não é diferente, pois é na Rádio Clube que os torcedores ouvem as transmissões que são completas em todos os sentidos, com todos os profissionais (narradores, comentaristas, repórteres, o apoio técnico), as vinhetas que são a marca registrada da rádio, afinal, quem nunca disse ‘eu vejo o jogo ouvindo a Clube’. Então, a força do jornalismo e o esporte faz a rádio evoluir e crescer mais. Cresci ouvindo a Clube, cresci ouvindo profissionais que hoje trabalho ao lado, isso é gratificante demais. Poder tê-los como referência e hoje dividir uma bancada graças ao espaço que me deram, eu pretendo, claro, sempre corresponder a altura. Vida longa a 106,9 FM, a Rádio Clube do Pará”, desejou ele.
Liane é considerada pelos torcedores como uma das melhores analistas de futebol de modo multi-plataforma, pois também atua na equipe esportiva da RBATV. Ou seja, domina com expertise vários cenários que o rádio atual proporciona através das transmissões que são realizadas com áudio e vídeo, e mais adequações que a Clube incorporou com o passar do tempo.
“Pra você chegar aos 97 anos, é sinal que precisou acompanhar várias mudanças. A gente tem o rádio indo para o audiovisual, uma nova linguagem e o esporte pede essas novas formas de compreensão. E a Rádio Clube vem acompanhando isso, juntando a experiência com os novos profissionais que chegam, com os conhecimentos da nova geração. E com essas atualizações, através das plataformas digitais, o ouvinte agora pode acompanhar as transmissões como é o mecanismo, ver quem são os profissionais que conversam com ele no dia a dia. A Rádio Clube vem evoluindo e a tendência é ir mais longe”, destacou Liane.
A CAMINHO DO CENTENÁRIO
Com 97 anos de existência, o pensamento de ir além não poderia ser diferente. Os planejamentos para o centenário da emissora começam a se evidenciar. O diretor da equipe de esportes da Rádio Clube do Pará, Guilherme Guerreiro, destacou a contagem regressiva já iniciada pela emissora e quais os próximos avanços dentro da comunicação.
“Termos estes 97 anos como início de contagem regressiva para o centenário, é realmente algo espetacular. E vamos trabalhar para que nestes próximos três anos, a Rádio Clube busque novos caminhos, ser uma emissora aplaudida por todos como ela vem sendo até hoje, e não vai ser diferente. Os investimentos feitos pela direção do Grupo RBA já mostram que esta nova era já está dentro da filosofia da própria emissora. Ela já é uma rádio moderna com uma mente onipresente na vida de todos. Claro, dando todas as ferramentas que o mundo moderno tem oferecido a todos que acompanham a Rádio Clube”, citou.
“Uma rádio centenária, mas extremamente jovem e cheia de vida. Uma rádio perene. A história da Rádio Clube mostra que o rádio se reinventa, se moderniza e como consegue usar todo o mecanismo possível para entregar e desenvolver o seu potencial. A Rádio Clube do Pará tem a maior audiência proporcional do Brasil e isso não pode deixar de ser registrado. É orgulho para todos nós! E o nosso agradecimento especial é ao OUVINTE CLUBE, que nos mostra o melhor caminho a seguir. Ele que aponta onde devemos melhorar e norteia o nosso trabalho, é pra ele que fazemos essa entrega especial. Temos que agradecer ao ouvinte pela liderança consolidada todos esses anos. Parabéns a todos! A festa é de todos!”, concluiuGuerreiro.