Max Verstappen, da Red Bull, largou bem na ponta, liderou a prova de forma absoluta e venceu o GP do Japão de F1, neste domingo (6). Foi a primeira vitória do piloto holandês na temporada 2025 e a quarta seguida no Japão.
A dupla da McLaren terminou na cola de Verstappen após vencer as duas primeiras corridas da temporada, com Lando Norris em segundo e Oscar Piastri em terceiro. A corrida não teve nenhum abandono.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a corrida na 19ª colocação. O brasileiro, que largou em 17º, caiu para último logo na largada e cruzou a linha de chegada à frente apenas de Stroll.
Yuki Tsunoda estreou como piloto titular da Red Bull diante da torcida japonesa. Enquanto seu companheiro ficou no primeiro lugar, ele terminou a prova no 12º lugar.
Kimi Antonelli fez história e se tornou o piloto mais jovem a liderar uma etapa da F1, com 18 anos, 7 meses e 12 dias. Ele superou o recorde de Max Verstappen, que liderou o GP da Espanha de 2016 apenas três dias mais velho do que o italiano da Mercedes.
A Fórmula 1 volta no dia 13 de abril (domingo), com o GP do Bahrein. A corrida tem início às 12h (de Brasília).
Como foi a corrida
Max Verstappen largou bem e manteve a ponta. Em apenas seis voltas, o holandês —que chegou a reclamar da troca de marchas no começo— abriu mais de 2s em relação à McLaren de Lando Norris.
A esperada chuva caiu pela manhã, mas parou antes da corrida e permitiu que a pista de Suzuka secasse bem, deixando apenas algumas poças d’água pelo trajeto —e suficiente para não registrar nenhum fogo na grama, tal como foi nos treinos.
Verstappen e Norris foram juntos para os boxes na 22ª volta e se embolaram na saída. O britânico reclamou que foi jogado para fora pelo holandês, mas o replay mostrou que o piloto da Red Bull saiu na frente e foi o próprio Norris que se colocou na grama. Logo depois, os próprios comissários confirmaram que não houve irregularidade.
O fim foi recheado de emoção na briga pelo 1º lugar. Norris começou a tirar a diferença de Verstappen nas voltas finais, mas o holandês conseguiu se manter ao menos um segundo à frente para cruzar a linha de chegada na ponta.
A corrida de Gabriel Bortoleto
Com pneus duros na pista molhada, o brasileiro da Sauber escorregou na partida, largou mal e caiu para a última posição. Ao longo da corrida, o brasileiro ficou pela maior parte do tempo seguindo de perto Esteban Ocon, da Haas, e terminou em 19º, à frente apenas do piloto canadense da Aston Martin.
Mundial de Pilotos
Com a vitória, Max Verstappen chega a 61 pontos e cola em Lando Norris, que vai a 62 e mantém a liderança na classificação. George Russel segue na terceira posição, agora com 49 pontos.
Veja a classificação do GP do Japão:
- 1. Max Verstappen (Red Bull)
- 2. Lando Norris (McLaren)
- 3. Oscar Piastri (McLaren)
- 4. Charles Leclerc (Ferrari)
- 5. George Russell (Mercedes)
- 6. Kimi Antonelli (Mercedes)
- 7. Lewis Hamilton (Ferrari)
- 8. Isack Hadjar (Racing Bulls)
- 9. Alexander Albon (Williams)
- 10. Oliver Bearman (Haas)
- 11. Fernando Alonso (Aston Martin)
- 12. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
- 13. Pierre Gasly (Alpine)
- 14. Carlos Sainz (Alpine)
- 15. Jack Doohan (Williams)
- 16. Nico Hulkenberg (Sauber)
- 17. Liam Lawson (Red Bull)
- 18. Esteban Ocon (Haas)
- 19. Gabriel Bortoleto (Sauber)
- 20. Lance Stroll (Aston Martin)