O Parque Ambiental Mangal das Garças, em Belém, oferece a oportunidade de se sentir dentro da floresta amazônica. O Parque é resultado da revitalização de uma área alagada de 40 mil m², às margens do rio Guamá, doada pela Marinha do Brasil.
O espaço que funciona como abrigo para uma diversificada fauna e flora amazônica aproxima a população da natureza que fica encantada ao passear pelo Mangal. As garças, símbolo do Parque, são as mais de cem garças juntas sobrevoam o Parque até o local onde é ofertado o peixe que as alimenta.
No próximo domingo, 14 de abril, as crianças que visitarem o Mangal das Garças poderão participar, gratuitamente, da oficina de pintura ‘As cores do Mangal’, na qual irão colorir, em papel reciclado, desenhos de personagens da fauna do Parque Zoobotânico. A atividade será realizada dentro do Projeto Ecoarte, cujo objetivo é fomentar a educação ambiental e o desenvolvimento infantil por meio da arte e de brincadeiras. A oficina terá início às 10h da manhã.
Além de apreciar todos os atrativos apresentados pela rica fauna e flora do Mangal, os visitantes do Parque podem participar de diversos projetos realizados no local, todos vinculados à proteção e educação ambiental, dentre eles, está o Projeto Ecoarte, que em março completou um ano de atividades.
Conteúdos relacionados:
Ufra dará orientações clínicas veterinárias gratuitasCrianças e adolescentes autistas recebem consultas gratuitasUsina da Paz tem curso para jovens sobre Sustentabilidade
Com estreia em 2023, o projeto é o mais recente do Mangal, e já atingiu a marca de 50 edições, garantindo a alegria de centenas de crianças. No próximo domingo (14), a programação do projeto estará sob o comando da turma do Clube da animação, que irá realizar uma oficina de pintura em papel reciclado, na qual os pequenos irão aprender mais sobre animais amazônicos enquanto colorem.
O Ecoarte tem como objetivo fomentar a educação ambiental e o desenvolvimento da criança por meio de atividades que abordam diferentes temas, sempre de forma lúdica e criativa.
“A pintura tem um papel significativo no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional da criança, além disso, enquanto participam da oficina, elas vão aprendendo sobre a importância dos nossos animais, e do cuidado com a natureza.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Atividades como essa devem ser estimuladas, tanto por nós, enquanto instituição, quanto pelos pais, avós, tios e cuidadores. Traga sua criança para se divertir e aprender no Mangal”, convida Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da OS Pará 2000, que administra o Parque Zoobotânico.
Além do projeto educativo, o Mangal das Garças mantém uma programação diária:
08h30 – Alimentação das Iguanas 09h – Apresentação mini rapinantes (de terça a sexta-feira)10h – Soltura de Borboletas 10h30 – Alimentação das tartarugas no lago 11h – Alimentação das Garças 11h15 – Voo do Gavião Alba 15h – Alimentação das Garças 17h – Passeio das Corujas (de terça a sexta-feira) 17h30 – Alimentação das Garças
Os espaços monitorados do Mangal das Garças também poderão ser visitados, como o Viveiro das Aningas, Reserva José Márcio Ayres (Borboletário), o Farol e o Museu da Navegação. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria, no valor de R$ 7,00. O Parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h e fecha às segundas-feiras para manutenção.
Todos os domingos, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e a Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças, oferecem programações gratuitas voltadas ao público infantil no Parque Zoobotânico.