A partida entre Real Madrid e Real Sociedad, pela Copa do Rei, nesta quarta-feira (26), não ficou marcada apenas pela redenção do atacante Endrick, que fez o único gol da partida, mas também por mais um episódio de racismo no futebol espanhol.
E, novamente, a vítima foi o brasileiro Vini Jr, que foi hostilizado pela torcida da equipe da Real Sociedad. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou um torcedor imitando o gesto de um macaco na direção de Vini Jr., enquanto ele estava próximo à lateral do campo.
Conteúdo Relacionado
- Torcedores são condenados por racismo contra Vini Jr.
- “Algoz dos racistas”: Vini Jr fala sobre prisões na Espanha
- Vídeo: Vini Junior chora ao falar de racismo
O gesto lamentável ocorreu no primeiro tempo, quando Vini foi cercado por xingamentos de torcedores da Real Sociedad. Reagindo às provocações, o jogador exibiu um sorriso irônico e pediu mais barulho da torcida. Porém, o momento de hostilidade se intensificou com o gesto ofensivo do torcedor, que imitou um macaco quando o atacante estava de costas.
Veja o gesto:
Quizás le picaba el sobaco al chaval este de la bufanda…🤔🤷 #LaCopaMola? pic.twitter.com/RkgsrE1zH3
— Fernando Kallás (@fernandokallas) February 26, 2025
O árbitro parou a partida por alguns minutos no intervalo, e um aviso foi exibido no telão alertando para a proibição de comportamento ofensivo nas arquibancadas. Durante o jogo, o jogador Asencio também foi alvo de ofensas da torcida da Real Sociedad, e Vinícius, capitão do Real Madrid nesta partida, fez questão de protestar com o árbitro.
Este é mais um triste episódio de racismo que Vinícius Jr. sofre na Espanha, onde está desde 2018 no Real Madrid. A situação fez com que o atacante se tornasse um ferrenho ativista contra o racismo no futebol, pressionando autoridades para ações mais efetivas contra os agressores.
Quer saber mais de esportes? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Apesar da causa, a situação continua a exigir atenção, pois muitos acreditam que medidas mais rigorosas ainda são necessárias para erradicar o preconceito nos estádios da Espanha.