26 C
Belém
domingo, fevereiro 23, 2025
Descrição da imagem

Limpeza nos cemitérios é intensificada com serviço de custodiados

Date:

Descrição da imagem

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), tem intensificado as ações de limpeza geral nos cemitérios. Ontem (21), as equipes continuaram com os trabalhos de higienização no Cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia. A ação é uma parceria da Prefeitura de Belém com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que destinou 100 custodiados para fazer a manutenção dos nove cemitérios da capital e dos distritos de Belém que agora são administrados pela secretaria municipal.

Durante uma vistoria realizada pela Sezel foi identificado que os cemitérios estavam em estado de abandono, com mato alto, restos de árvores mortas, lixo domésticos e demais resíduos. Conforme informações da secretaria, a ação iniciou nesta semana com o objetivo de atualizar a limpeza do local, que não recebia uma ampla ação nesse sentido há quase 3 anos. Atualmente, a manutenção da prefeitura envolve a limpeza e roçagem dos campos-santo, além da poda dos vegetais, evitando a sujeira, acidentes, proliferação de roedores e a formação de criadouros do mosquito da dengue.

De acordo com o diretor geral da Sezel, Fernando Camarinha, a ideia é que a limpeza seja feita de forma periódica, e não somente em datas comemorativas. “Hoje a gente quer mudar esse fluxo para que [a limpeza] seja periódica, para que as pessoas possam visitar o cemitério e ter um conforto, e não ter um cemitério com mato alto e com risco de árvores caindo. E tendo essa manutenção, a gente vai dar aquele conforto para que as pessoas possam se despedir dos seus entes queridos”.

Conteúdos relacionados:

A parceria da prefeitura com o Governo do Estado do Pará prevê a disponibilização dos apenados sob responsabilidade da SEAP, que cuida da logística e segurança. A intenção é aumentar o número de mão de obra para 200 custodiados no intuito de dar continuidade ao trabalho de manutenção. “[O trabalho] tem uma relevância social de ressocializar essas pessoas, é uma transição para que eles possam estar inseridos de volta na sociedade”, ressaltou Camarinha.

Para os trabalhadores e visitantes do Cemitério São Jorge, a ação da prefeitura de Belém deve resultar em melhorias para o bairro. O vendedor de flores do Cemitério São Jorge, Francisco Duarte, 52 anos, relata que o campo-santo realmente se encontrava em situação de abandono, o que afastava os visitantes do local.

“Se manter o cemitério limpo é melhor para chamar os visitantes e fica bem melhor pra gente trabalhar também. Se limpar chama as pessoas para o bairro, vem mais clientes comprar com a gente, dá mais segurança, é só benefício. A gente via que todo o tempo nunca tinha limpeza para cá, nunca era feita de acordo com o que deveria ter sido, com uma roçagem, poda das árvores e todo mundo que entrava aí reclamava. Então, é uma melhoria bem importante para a gente”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A aposentada Eulalia Santos, 79, é frequentadora do Cemitério São Jorge, onde sempre presta homenagens à neta. Segundo ela, a limpeza trará melhorias aos visitantes. “A gente sempre teve que pagar alguém para limpar ao redor e a sepultura. O bom é que realmente fosse feito em todos os cemitérios, traria mais tranquilidade para quem visita. Fica muito melhor para visitar”.

Compartilhe

Descrição da imagem

Mais Acessadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descrição da imagem