O MasterChef Brasil, reconhecido como o maior reality show de culinária do mundo, encerra sua 11ª temporada com a emocionante disputa entre Giorgia e José Roberto pela cobiçada vaga de campeão. Ao final, José Roberto se destacou e conquistou o título. Embora Giorgia não tenha levado o troféu, ela considera sua participação no programa um sucesso.
Em uma entrevista exclusiva ao Band.com.br, Giorgia compartilha: “Consegui superar todos os obstáculos, evoluir e amadurecer, então é uma série de coisas que a gente ganha ao longo do caminho fora o prêmio”.
Leia mais:
- MasterChef 2024: prêmio recorde, dinâmica inédita e famosos
- Band estuda nomes para substituir Ana Paula no Masterchef
Ela ressalta que, além de se redescobrir na culinária, um dos principais aprendizados foi a autoconfiança. “Conforme me aproximava do top 10 e, depois, do top 5, percebi que era capaz de chegar à final. É uma competição com outras pessoas, mas, acima de tudo, consigo mesma.”
Menu da grande final
Na final, Giorgia e José Roberto apresentaram um menu completo — entrada, prato principal e sobremesa — para os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. A etapa final também contou com a participação de Diego Lozano, chef pâtissier e jurado do MasterChef Confeitaria.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“Para mim, foi muito emocionante poder entregar um menu que tinha exatamente o que eu queria mostrar. É uma oportunidade única”, celebra a finalista. “Ouvir as avaliações positivas sobre cada detalhe foi o mais incrível de tudo. Foi importante para eu acreditar em mim como cozinheira, que agora é o que eu quero fazer da vida.”
Para a entrada, ela preparou um crudo de peixe com aguachile de acerola e maxixe, com o objetivo de trazer um prato que representasse o Brasil, incorporando a cor vermelha do pau-brasil, uma planta icônica do país.
No prato principal, a chef catarinense serviu uma massa recheada com camarão, chuchu e beurre blanc de vinho do Porto branco, trazendo influências não apenas do Brasil, mas também de Portugal e Itália, países onde viveu.
A sobremesa consistiu em um sorvete de tapioca com lírio-do-brejo, manga, curry e crocante de castanha com rapadura. Com tons de amarelo, o prato simboliza um “pote de ouro no final do arco-íris”, segundo a própria finalista.
“Eu só cheguei até aqui porque eu acreditei em mim mesma, acreditei nas minhas ideias, principalmente porque eu tive a coragem de chegar até aqui, fazer um menu que talvez não seja tão óbvio. Foi um menu arriscado, mas fui com confiança”.
Giorgia parabeniza José Roberto
Amiga de José Roberto, tanto dentro quanto fora da cozinha do MasterChef, Giorgia o parabeniza por sua vitória. “Sou muito feliz e orgulhosa do José Roberto, porque ele mostrou muita coisa incrível. Ele é um cara muito f*da que eu admiro”, afirma.
Para Giorgia, ser vice-campeã traz um gosto agridoce. “Queria muito ter ganhado, mas estou muito feliz por ter chegado aonde eu cheguei. Acho que ‘perder’ o prêmio é uma dor, mas a gente ganha mais do que perde só de chegar até aqui”, conclui.
O que aconteceu na final do MasterChef 2024
Giorgia e José Roberto competiram pelo troféu apresentando um menu completo aos jurados. Durante a última etapa, os cozinheiros contaram com a presença especial de Diego Lozano e foram acompanhados pelos demais participantes da 11ª temporada, que assistiram à competição do mezanino, além de terem suas famílias presentes, o que trouxe um toque emocional ao evento.
Para aliviar os nervos dos finalistas, uma dinâmica foi implementada por meio de sorteio. Giorgia podia solicitar conselhos a um jurado a qualquer momento, enquanto José Roberto tinha a possibilidade de definir a ordem de degustação dos pratos em alguma das etapas.