O Festival Gastronômico Estrela Azul – Passaporte Belém 2024 teve início ontem (10) reunindo 30 estabelecimentos da cidade. O evento chega à oitava edição e ocorre até o dia 24 de novembro com os restaurantes oferecendo o menu composto de entrada, prato principal e sobremesa pelo preço de R$ 79,90.
Os diferentes cardápios estão distribuídos, por exemplo, em categorias como bar, café, churrasco, doce, steak, saudável, salgados, regional, pizzaria, peixaria, padaria e hamburgueria. Cada menu foi elaborado exclusivamente, conforme os chefs dos estabelecimentos participantes para a edição do festival.
Para quem busca conhecer as opções antes mesmo de ir ao estabelecimento, o festival disponibiliza um hotsite no qual internautas podem conferir todas as opções de entradas, pratos principais e sobremesas, assim como localizar os endereços dos estabelecimentos participantes. Basta entrar no site www.estrelaazul.dol.com.br.
Uma das opções disponíveis é o restaurante Ver-o-Açaí, localizado no bairro Umarizal. O estabelecimento já recebeu o primeiro lugar do festival nos anos de 2020 e 2021 na categoria “Regional”. Nesta edição, o empreendedor Maurício Façanha reuniu ingredientes muito marcantes para compor o menu que levou em consideração critérios como regionalidade, sabor, praticidade e apresentação do prato. “Demos o nosso melhor e estamos com boas expectativas para que os clientes saiam satisfeitos e façam boas referências”.
Maurício destaca que de todos os festivais de gastronomia, o Estrela Azul é o que ele mais se entrega e se dedica na elaboração dos pratos juntamente com toda a equipe do Ver-o-Açaí. Para este ano, como entrada o público pode apreciar o Casquinho de Pirarucu, com pirarucu desfiado e refogado com temperos e finalizado com batata palha e acompanhado de farofa. O prato principal, Castanhal de Filhote, é composto de posta de filhote grelhada com molho de castanha-do-pará e arroz com massa de caranguejo, camarão rosa, jambu e tucupi. Para finalizar, a sobremesa Surpresa Medicilândia é feita com chocolate 50% vindo do município que nomeia o doce, com camada de creme de chocolate branco e farofa de castanha-do-pará.
“A ideia é reunir esses ingredientes da Amazônia e fazer as pessoas conhecerem mais as receitas com toque paraense, aproximando este público da gastronomia e terem contato com o que há de melhor em nossa culinária em termos de sabor, originalidade e qualidade”, destacou Maurício Façanha.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O Estrela Azul tem um significado especial para o empreendedor. Em 2020, ano em que estourou a pandemia, Maurício relembra que esteve a um passo de perder o restaurante. “Quase fechamos as portas de vez naquele ano. O que nos trouxe de volta foi o reconhecimento de vencer o Estrela Azul em 2020. Por isso, todos os anos a gente cria o menu com cada vez mais dedicação e empenho”.
A agilista Tatiana Rosa, 36, aproveitou o domingo para almoçar fora e já quis saber as novidades do Estrela Azul. Em 2023, ela visitou alguns restaurantes para aproveitar as iguarias disponibilizadas no menu. Ontem, o local escolhido foi o Ver-o-Açaí. “O prato tem ingredientes incríveis. Eu não sou muito fã de castanha-do-pará, mas achei a combinação dela com o filhote grelhado excelente. Sem falar que tem um custo benefício muito bom”.
VEJA OS ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES
- Amazônia na Cuia
- Amorosa
- Armazém 25
- Assemblage
- Box 49
- Box Bar Chef Lúcia Torres
- Café Pissolati
- Café Plenitude
- Casablanca
- Casa de Elna
- Cosanostra
- De Quintal
- Delícias Du Pará
- Égua Du Buteco
- Famiglia Sicília
- Geek Burger
- Mango Alimentação
- Mokae
- Pizza do Fábio
- Quitanda de Garrafas
- Restaurante da Alzira
- Santa Orgânica
- Shake Burger
- Sushi Ruy Barbosa
- The Premium Steaks
- The Pug Osteria
- Tomaz Culinária
- Ver-a-Cerva
- Ver-o-Açaí
- Veropinha
PATROCÍNIO
- Doratta, Sebrae, Claro e Grupo Líder